- Publicidade -

A mineira Titane faz apresenta ‘Titane canta Elomar – Na Estrada das Areias de Ouro’

Publicado em:

Em mais de 30 anos de trajetória, a mineira Titane pautou seu percurso por escolhas rigorosas. Do repertório aos arranjos, tudo sempre foi feito para desafiar os limites de sua interpretação, sustentada por uma voz afiada. Em seu último trabalho, decidiu encarar o repertório de um único compositor – o baiano Elomar – cuja obra é focada em personagens inquietos, sempre em busca de um sentido para a vida. Depois de apresentações em Belo Horizonte e cidades do interior de Minas Gerais, a cantora traz para o Rio o show Titane canta Elomar – Na Estrada das Areias de Ouro (baseado no disco homônimo), em apresentação única, dia 6 de setembro, às 19h, no Teatro Firjan SESI Centro. A artista volta ao Rio de Janeiro depois de nove anos, quando apresentou na cidade o show Titane e o Campo da Vertentes. O novo show contará com todas as músicas do CD e outras duas do repertório de Elomar, além de trechos da obra de Miguel de Cervantes que falam da força feminina e dialogam com o repertório do músico.

A cantora lembra que o desejo de trabalhar com o universo do compositor baiano “começou há sete anos por uma armação do destino”. Foi quando a artista se juntou ao violonista Hudson Lacerda para uma gravação encomendada de ‘Segundo Pidido’, de Elomar. “Gostei da parceria. A genialidade de Hudson e seu domínio da obra do artista de Vitória da Conquista me encantaram. Paralelamente, em conversas ao pé do ouvido, o músico Kristoff Silva (diretor musical do CD) também passou a soprar que eu deveria dedicar o CD à obra do Elomar”, lembra.

Até então não se conhece outra cantora que tenha realizado um trabalho a partir de um conjunto de canções selecionadas da obra de Elomar. No disco, Titane traz novo colorido às harmonias e empresta sua voz a personagens elomarianas dos grotões da bahia, “homens inquietos, que saem pelo mundo, e mulheres nordestinas fortes, tão inquietas quanto eles, mas que sofrem e seguem em permanente busca com uma dor no peito”. O resultado dessa amálgama entre o sertão de Elomar e o cerrado de Titane é um encontro de Titãs que celebra outros encontros.

O show aposta no formato acústico, que remete tanto à sofisticação das formações camerísticas quanto à simplicidade de um recital de música popular. A arquitetura dos arranjos valoriza a imponência da voz em estado bruto. Titane canta acompanhada de Hudson Lacerda (violões e charango), André Siqueira (bouzouki) e Aloísio Horta (contrabaixo), com participação especial de Toninho Ferragutti (acordeon).

“Titane canta Elomar – Na Estrada das Areias de Ouro” nasce do cruzamento de referências dos negros trazidos para trabalhar no garimpo do ouro e do diamante, no Sudeste, com a herança ibérica disseminada pelos europeus no Nordeste brasileiro. O encontro da cantora mineira da cidade de Oliveira e do compositor baiano de Vitória da Conquista promove uma aproximação de universos diferentes, mas complementares, do ancestral com o contemporâneo, do sertão com o cerrado.

Serviço:
Titane canta Elomar – Na Estrada das Areias de Ouro
Data: 6 de setembro, quinta-feira, às 19h.
Teatro Firjan SESI Centro: Av. Graça Aranha, 01 – Centro
Ingressos: R$ 34 e R$ 17 (meia-entrada)
Lotação: 338 pessoas
Classificação: 16 anos.
Funcionamento da Bilheteria: segunda a sexta, das 11h30 às 19h30. Sábados, domingos e feriados, quando houver atração, a bilheteria abre duas horas antes do espetáculo.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -