- Publicidade -

A Vida Extra-Ordinária de Tarso de Castro estreia na faixa “É Tudo Verdade”

Publicado em:

Estreia hoje, dia 13 de agosto, às 22h (com reprise dia 15/8, às 13h30, e dia 19/8, às 18h), na faixa “É Tudo Verdade” do Canal Brasil, o documentário A Vida Extra-Ordinária de Tarso de Castro. A coprodução do Canal Brasil dirigida por Leo Garcia e Zeca Brito resgata a história do jornalista Tarso de Castro, a partir de depoimentos de grandes nomes da nossa cultura, entre intelectuais de diversos campos. Personalidade crucial dos periódicos nacionais, Tarso é uma das mais geniais figuras da história do jornalismo brasileiro. Irreverente, sedutor, bem-relacionado, com um vasto repertório de frases de efeito infalíveis e ousadia para fazer perguntas impensáveis para a maioria dos colegas de profissão, o repórter e colunista, um dos fundadores de O Pasquim, deixou saudades em quem com ele conviveu e um legado a ser seguido em redações de todo o país.

Assim como o protagonista, a cinebiografia foge dos padrões convencionais e não busca um relato cronológico da sua vida e obra. Tarso é lembrado em meio às mesas de bar tão frequentadas por ele em sua curta trajetória – o jornalista morreu em 1991, aos 49 anos, vítima de uma cirrose hepática devido ao consumo abusivo de álcool. Em um clima de boemia, com entrevistas regadas a vinho e cerveja, os amigos feitos pelo repórter ao longo dos anos lembram a criação de O Pasquim, irreverente periódico lançado em meio aos “anos de chumbo” da ditadura militar, sua intensa capacidade de sedução para conquistar as mulheres – com destaque para o episódio em que convenceu a atriz americana Candice Bergen de ter lutado ao lado de Che Guevara – e sua habilidade de transformar as conversas de botequim em pautas de jornal.

A lista de personalidades a relatar os momentos ao lado de Tarso de Castro comprova sua relevância para a história do jornalismo e da cultura no Brasil. Caetano Veloso ri ao lembrar um beijo tascado pelo protagonista de forma completamente inesperada. O cartunista Jaguar comenta os onipresentes copos de chope ou taças de vinhos em suas mãos, e o também intelectual Eric Nepomuceno explica como O Pasquim era uma extensão dos bares do Leblon – e não o contrário, como se espera. Há ainda depoimentos de Paulo César Pereio, José Trajano, Sérgio Cabral e Antonio Pedro e do ator João Vicente de Castro, seu filho, além de entrevistas de acervo realizadas com Tom Jobim e Chico Buarque. É o resgate de uma vida tudo menos ordinária, como sugere o título da obra.

A VIDA EXTRA-ORDINÁRIA DE TARSO DE CASTRO (2017)
Horário: Segunda, dia 13/8, às 22h
Horário alternativo: Domingo, dia 19/8, às 18h
Classificação: 14 anos
Direção: Leo Garcia e Zeca Brito

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -