- Publicidade -

Debate ‘Henry James no cinema’ começa com ‘Os Inocentes’

Publicado em:

A Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro (SBPRJ) dará início ao ciclo de debates “Henry James no cinema”, sobre a obra do escritor-norte americano (1843-1916), a partir da exibição de filmes baseados em seus contos e romances. A atração do primeiro encontro, no dia 31 de agosto, às 19h, será o longa britânico “Os Inocentes” (1961), de Jack Clayton. Trata-se de uma adaptação do conto “The Turn of the Screw” (A Volta do Parafuso), de 1897, o mais popular de James. A programação faz parte do projeto Psicanálise & Cinema, coordenado pelo psicanalista Luiz Fernando Gallego, da SBPRJ.

O debatedor convidado para o primeiro encontro é Guilherme Gutman, psicanalista, professor adjunto de Psicologia na PUC-Rio e na EAV-Parque Lage, autor do livro “William James e Henry James: filosofia, literatura e vida”. Com roteiro de William Archibald, Truman Capote e John Mortimer, “Os Inocentes” é um horror psicológico sobre uma mulher que trabalha como governanta de dois órfãos na Inglaterra, os irmãos Flora (Pamela Franklin) e Miles (Martin Stephens), durante a era Vitoriana. Eles moram afastados de um tio que não quer cuidar de crianças em uma casa antiga no campo, onde são entregues aos cuidados da senhorita Giddens (Deborah Kerr), que ganha total liberdade na criação dos meninos. Mas Giddens começa a temer que as crianças possam estar possuídas por espíritos maléficos que habitavam a residência e que lhe cabe salvá-los e vencer os espíritos que rondam o local.

“Os inocentes” foi indicado a Melhor Filme Inglês e a Melhor Filme do Ano no Bafta 1962, selecionado para a mostra competitiva oficial do Festival de Cannes 1962 e premiado como Melhor Direção e como um dos dez melhores filmes do ano no National Board of Review 1962. O elenco tem Deborah Kerr, Peter Wyngarde, Megs Jenkins, Michael Redgrave, Martin Stephens, Pamela Franklin, Clytie Jessop, Isla Cameron e Eric Woodburn.

A apresentação do filme tem classificação etária de 16 anos e duração de 1h40. A entrada é gratuita para a exibição. Será cobrada uma taxa de manutenção de R$ 20,00 para quem quiser ficar para a palestra seguida de debate. As inscrições e reservas devem ser feitas previamente pelo e-mail sbprj@sbprj.org.br ou telefones (21) 2537-1333 e 2537-1115. A reserva é válida até 10 minutos antes do início da sessão. A SBPRJ fica na Rua David Campista, 80, no bairro Humaitá.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -