- Publicidade -

‘Egberto 70’ em três apresentações memoráveis entre 17 e 19 de agosto no CCBB

Publicado em:

A série de shows EGBERTO 70 chega ao CCBB Rio de Janeiro para três apresentações memoráveis entre 17 e 19 de agosto, dirigidos e regidos por Gaia Wilmer em homenagem às sete décadas de vida do multi-instrumentista, compositor e arranjador Egberto Gismonti, um dos músicos brasileiros mais admirados no mundo.

Em cada noite, Gaia apresentará arranjos inéditos para temas de Egberto, reescritos para a big band que formou com 19 músicos de diferentes gerações e regiões do Brasil. Nos roteiros, “Loro”, “Infância”, “Sete Anéis”, Karatê” e “Bianca / Saudações”, entre outras. Ela também convidou seis músicos estelares para participações especiais: André Mehmari, Ricardo Herz e Jaques Morelenbaum no dia 17; Yamandu Costa, Gabriel Grossi e Jaques Morelenbaum no dia 18; e o homenageado em pessoa, Egberto Gismonti mais Mauro Senise e Jaques Morelenbaum no dia 19 de agosto.

“Com a programação comemorativa do aniversário de um dos nomes da música instrumental brasileira mais admirados no mundo, trazemos este gênero musical para um espaço que vai além do tradicional e, assim, reforçamos o nosso compromisso em oferecer projetos acessíveis e de qualidade”, comenta Marcelo Fernandes, Gerente Geral do CCBB.

Pesquisadora e apaixonada pela obra de Egberto, a compositora, arranjadora e saxofonista Gaia Wilmer é a idealizadora do projeto que já lhe rendeu o prestigiado Prêmio DownBeat Award 2017, promovido pela revista especializada em jazz DownBeat, na categoria Melhor Arranjo Para Big Band.

Na estreia, em 17 de agosto, Gaia Wilmer Big Band receberá o violoncelista Jaques Morelenbaum, o violinista Ricardo Herz e o pianista André Mehmari. Em quase 45 anos de música, Morelenbaum gravou mais de 770 álbuns de gigantes da música brasileira. Com Egberto Gismonti, viajou o Brasil e o mundo entre 1988 e 1993. Herz, por sua vez, tem na música de Egberto uma de suas maiores influências. A sua técnica leva ao violino o resfolego da sanfona, o ronco da rabeca e as belas melodias do choro. Já o premiado Mehmari transita, como Egberto, entre o erudito e o popular. Teve as suas composições e arranjos tocados por expressivos grupos orquestrais, gravou com bambas da MPB e fez um disco reunindo as obras de Hermeto Pascoal e Egberto, junto com Hamilton de Holanda.

Jaques Morelenbaum, Yamandú Costa e Gabriel Grossi serão os convidados da segunda noite de Egberto 70, no dia seguinte, sábado, 18. Foi a convite do Circuito Cultural Banco do Brasil, aos 17 anos, que Yamandú se apresentou pela primeira vez em São Paulo e a partir daí passou a ser reconhecido como músico revelação do violão brasileiro. Hoje, ele é referência mundial no instrumento, do qual é considerado um virtuose. E o gaitista Grossi tem carreira estabelecida, somando onze discos lançados em seu nome, além de gravações e shows com grandes nomes como Hermeto Pascoal, Chico Buarque, Leila Pinheiro, Milton Nascimento, Lenine e Dominguinhos.

Mauro Senise, ao lado de Jaques Morelenbaum e de Egberto Gismonti, fecharão o projeto com um espetáculo que promete ser especial, no domingo, dia 19. Com trajetória de 15 projetos solo e três vezes indicado ao Prêmio Latin Grammy Awards e vencedor, em 2017, na categoria Melhor Álbum de MPB com “Dos Navegantes”, o flautista e saxofonista Senise já atuou como solista no Lincoln Center, em Nova York, e em Amsterdam, com a Metropole Orchestra. Comemorando 70 anos e mais de 60 álbuns lançados, Egberto trabalha ativamente com trilhas para balé, cinema e teatro. O homenageado é compositor e arranjador para diversas formações, além de ser um multiinstrumentista mais do que consagrado mundialmente.

 SERVIÇO
EGBERTO 70
Data: 17, 18 e 19 de agosto, às 20h
Local: CCBB Rio de Janeiro – Rua Primeiro de Março, 1, Centro do Rio
QUANTO: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (estudantes, maiores de 60 anos, pessoas com deficiência e jovens entre 19 e 25 anos, comprovadamente carentes)
Classificação livre
Vendas a partir de 6 de agosto. Na bilheteria do CCBB, aberta de terça a domingo das 9h às 21h, ou através do site www.eventim.com.br. Venda limitada a quatro ingressos por CPF. Cliente BB têm direito a 50% de desconto.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -