- Publicidade -

ESPM-Rio PROMOVE IV FESTIVAL OSCARITO DE CURTAS

Publicado em:

A ESPM-Rio promove no dia 27 de agosto no Teatro Riachuelo, a partir das 18 horas, a cerimônia de premiação do IV Festival Oscarito de Curtas-metragens da ESPM-Rio. Criado há quatro anos com o objetivo de estimular a expressão criativa na área audiovisual, o festival, antes restrito aos alunos da instituição, nesta edição estendeu convite à participação de estudantes de cinema e de comunicação de outras universidades com atuação no Rio de Janeiro: UFF, UERJ, UFRJ, Estácio e FACHA.

A premiação homenageia Oscarito, um dos mais populares atores e comediantes do Brasil, e contará com a presença da família do artista, representada por seu filho, o músico José Carlos Teresa Dias.

Este ano foram inscritas 39 peças audiovisuais, de até 20 minutos cada, produzidas a partir de janeiro de 2017 até julho deste ano. O júri presidido pela cineasta Tizuka Yamasaki — diretora de filmes como Gaijin, Lua de Cristal e Aparecida — é formado por ex-alunos do núcleo de cinema da ESPM-Rio, o Cine Clube, professores e também por profissionais do mercado audiovisual, entre eles o diretor de fotografia Breno Cunha; Giovanna Patene, Gustavo Wanderley e Maycon Nunes, da Associação de Profissionais de Edição Audiovisual, Edt.; Janet Rockenbach e Ricardo Favilla, produtores e curadores do Festival Internacional de Cinema de Arquivo, RECINE; João Pinho e Marcos Delfino, da Ancine; Fernando Mozart, coordenador da Oi Kabum! Lab; e diretor e roteirista Marton Olympio. Os curtas competiram em 19 categorias, como documentário, ficção, animação, direção, direção de arte, montagem e efeitos especiais, além do Prêmio CineMix para o filme que aborde de maneira relevante questões de inclusão e diversidade.

O último estudo sobre o mercado de trabalho audiovisual divulgado pela Ancine, com dados entre 2007 e 2016, mostra que o número de profissionais com nível superior passou de 33% do total, em 2007, para 43%, em 2016. Também houve crescimento do número de profissionais do setor com mestrado e doutorado — no período de dez anos, eles foram de 0,13% para 0,47% da força de trabalho.

Em sintonia com o aumento da importância da formação acadêmica no setor, a ESPM passará a oferecer o curso de graduação em Cinema e Audiovisual, em São Paulo. O vestibular acontece em dezembro deste ano. A primeira turma terá início em 2019. No Rio de Janeiro, a ESPM oferece o curso de graduação em Cinema e Audiovisual desde 2015 e há 2 anos mantém um mestrado profissional em Gestão da Economia Criativa.

SERVIÇO
Premiação do IV Festival Oscarito de Curta
Data: 27/08/2018
Horário: 18h
Local: Teatro Riachuelo – rua do Passeio, 40 – Centro – Rio de Janeiro
Evento gratuito

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -