- Publicidade -

Exposição “Plano Futuro ” do artista Ricardo Alcaide na LURIXS

Publicado em:

Primeira exposição individual no Rio de Janeiro do artista Ricardo Alcaide acontece no dia 9 de agosto, a partir das 18h, na galeria. A produção de Ricardo Alcaide, artista venezuelano radicado em São Paulo, nasce do seu interesse em explorar o que os escombros, o caos urbano, os espaços esquecidos e desvalorizados, os materiais, as fachadas e as estruturas das cidades podem revelar sobre as sociedades que acolhem.

Composta por obras inéditas e criadas este ano, “Plano Futuro”, a primeira exposição de Alcaide no Rio de Janeiro, segue a mesma linha de pesquisa que tem norteado sua produção até hoje e trata os temas com otimismo ao realçar a possibilidade e uma projeção de futuro que são semeadas hoje, apesar das condições atuais. As pinturas em preto e branco carregam em si, nos furos e nas pequenas imperfeições de acabamento, memórias das estruturas usadas para formar os sulcos horizontais (máscaras de madeira parafusadas e removidas após a pinturas das chapas) como fósseis que anunciam o que um dia esteve ali e teve o seu papel.

Em Lighten Up, através do uso de bordas em cores vibrantes no grupo de seis painéis de mdf pintados com retângulos centrais em cinza-brilhante, Alcaide propõem a possibilidade de elevação e iluminação (do espírito, de uma estrutura, talvez) anunciadas no título da obra. Na série One Side, composta por tijolos baianos revestidos em uma das faces com diferentes materiais, o artista cria um jogo de texturas, superfícies e materiais que, em conjunto, realçam que há inúmeras possibilidades a percorrer a partir de um mesmo ponto de partida.Se hoje nos vemos em meio a incertezas, Plano Futuro estimula a lembrar que a mudança é uma constante e que o futuro se desenha hoje.

SERVIÇO
Exposição: de 6 de agosto a 15 de setembro de 2018
Local LURIXS: Arte Contemporânea (Rua Dias Ferreira, 214 – Leblon)
Horário: De segunda à sexta: das 12h às 20h
Sábados: das 12h às 16h
Entrada franca

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -