- Publicidade -

IMS Rio promove visita guiada e atividade para famílias na mostra Sergio Larrain: um retângulo na mão

Publicado em:

Com curadoria de Agnès Sire, a mostra Sergio Larrain: um retângulo na mão traça um panorama da produção do fotógrafo chileno, que fez parte do time da consagrada agência

GB. ENGLAND. London. Trafalgar square. 1958-1959.

Magnum, na década de 1960. Neste sábado (1), o centro cultural promove duas atividades na exposição. Às 16h, haverá a nova edição do Família em Foco, programa do educativo voltado para adultos e crianças a partir de 6 anos, e, às 17h, uma visita guiada com Samuel Titan Jr., coordenador executivo cultural do IMS, e Eucanaã Ferraz, consultor de Literatura do IMS. Os eventos integram a programação da mostra que encerra no dia 9 de setembro (domingo).

No Família em Foco, os participantes serão convidados a visitar a exposição e conhecer a produção de Larrain, que registrou inúmeros destinos com o seu olhar singular. Inspirado pela poética e técnica do fotógrafo, o público produzirá imagens e um pequeno fotolivro com narrativas vivenciadas no IMS Rio.

Em seguida, Samuel Titan Jr. e Eucanaã Ferraz conduzem uma visita pela retrospectiva. O público entrará em contato com a trajetória de Larrain: o começo, fotografando crianças nas ruas de Santiago, as viagens internacionais, o trabalho como correspondente internacional pela Magnum, o olhar amadurecido de volta à terra natal, até sua precoce retirada, em 1978, quando opta por uma vida de isolamento.

A mostra foi exibida pela primeira vez no Festival de Arles em 2013 e depois seguiu para diversas cidades chilenas e Buenos Aires. Em sua passagem pelo IMS Rio, a retrospectiva ganhou uma breve seção que recupera a atuação de Larrain na revista O Cruzeiro Internacional, versão internacional da revista ilustrada mais lida do Brasil de então, entre 1957 e 1960. A pesquisa e a seleção das reportagens foi feita por Titan Jr. e Miguel Del Castillo, curador da biblioteca de fotografia do IMS Paulista, que encontraram 12 reportagens de Larrain, sendo seis delas com textos do próprio fotógrafo.

Serviço
Família em Foco: o fotógrafo brincalhão
1º de setembro (sábado) das 16h às 18h
Entrada gratuita. Retiradas de senhas na recepção a partir das 15h30

Visita guiada com Samuel Titan Jr. e Eucanaã Ferraz
1º de setembro (sábado), às 17h
Entrada gratuita e sujeita a lotação da galeria

Sergio Larrain: um retângulo na mão
Visitação: até 9 de setembro
Entrada gratuita
IMS Rio (Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea)

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -