- Publicidade -

LIVRO SOBRE SANTA TERESA DO MENINO JESUS SERÁ LANÇADO NA LIVRARIA TRAVESSA DO LEBLON

Publicado em:

Dia 1º. de outubro, segunda-feira, às 19h, será lançado na Livraria Travessa do Shopping Leblon (Av. Afrânio de Melo Franco, 290 – Loja 205), o livro “Santa Teresa de Lisieux – Uma Jovem Doutora”, de Pedro Penna – Editora Cassará, que mostra a incrível jornada da desconhecida jovem do interior da França, que sequer conseguiu terminar o colégio, ingressou no Carmelo aos 15 anos, após ter ido a Roma solicitar a autorização do Papa e faleceu muito nova, aos 24 anos, mas seus escritos e devoção tiveram repercussão mundial.

Os pensamentos e intuições de Teresa de Lisieux, no Brasil é popularmente conhecida como Santa Teresinha, tornaram-se objeto de estudo de grandes teólogos, de obras de renomados escritores, e de manifestações de todos os Pontífices que sucederam a Leão XIII. Em 1997, ano do seu centenário, o santo Papa João Paulo II proclamou-a “Doutora da Igreja”. E é sobre “o mistério de Teresa” que o livro discorre, abordando tanto o ponto de vista humano, como a ação da graça – a presença da transcendência – na vida e na espiritualidade da jovem irmã carmelita.

O interesse sobre Santa Teresa teve sua origem quando o autor tinha 18 anos e leu alguns de seus pensamentos no livro a “História de uma Alma”. Até aquele momento ele pouco conhecia sobre a santa carmelita. A leitura daquelas passagens, no entanto, tornou-se o ponto de partida para um maior conhecimento de sua história e de seus pensamentos. Pedro Penna não é romancista, teólogo ou religioso e seu olhar sob Santa Teresa de Lisieux é o “olhar de um leigo, de um engenheiro”, que é a sua formação. Ele diz que uma frase de Santa Teresa resume bem o que ela é: “O Evangelho me ensina e meu coração me revela”, que traduz onde suas intuições se originam e como se manifestam.

Com tudo o que ouviu e viu nesse ciclo de estudos, que ocorreu de 2008 a 2010, a motivação para compartilhar os conhecimentos adquiridos sobre a santa carmelita só aumentou e Pedro resolveu escrever em um livro a mensagem forte e importante de Santa Teresa.

Os conhecimentos adquiridos no período em que passou na França foram infinitos. O autor conheceu os locais que Santa Teresa frequentou, sua cidade de origem, Alençon, a casa onde nasceu e viveu com os pais, a Basílica dedicada a ela em Lisieux, o Carmelo (onde existe clausura) onde ela viveu seus últimos nove anos, destacando a sala onde eram apresentadas as peças teatrais e inclusive a enfermaria onde permaneceu seus últimos meses. Visitou o Convento das Visitandinas em Caen, Normandia, onde viveu e morreu como religiosa sua irmã Léonie, hoje em processo de beatificação. Os estudos possibilitaram também o aprofundamento em sua vida e espiritualidade, através da explicação e interpretação de seus textos, poesias, orações, cartas, etc. por grandes especialistas na espiritualidade Teresiana.

“Gostaria que o livro se tornasse uma ponte, um convite ao leitor a ir diretamente aos textos originais de Santa Teresa. Espero que os leitores possam dispor de pensamentos que os ajudem na vida atual, tão complexa onde as referências culturais estão continuamente em evolução e que aumentem sua cultura espiritual teresiana e também de certos aspectos da Igreja Católica, como o significado do título de Doutora da Igreja, de como se processa uma beatificação e canonização; de como o Magistério da Igreja a acolheu; o que existe nas entrelinhas de suas poesias; as mensagens para a comunidade das irmãs através de suas peças teatrais onde ela foi autora, diretora e atriz”, explica Pedro Penna.

Para o autor a imagem que Santa Teresa do Menino Jesus nos deixa é de uma jovem inteligente, simples e humilde, mas com alma de guerreira e sensível em sua feminilidade. Uma santa que traz uma mensagem renovadora para a Igreja Católica em que sublinha que Deus é bom e misericordioso, propondo uma via de confiança e amor para o mundo moderno. Ela apresenta o caminho de espiritualidade evangélica que viveu, ensinou e a santificou – a “pequena via”, e que todos podem seguir.

Dividido em seis partes e com 848 páginas, “Santa Teresa de Lisieux – Uma Jovem doutora”, diferente dos outros livros dedicados a ela, aborda uma visão completa da história de Teresa, desde as suas origens, sua vida, passando pelos seus escritos, sua espiritualidade, o processo de beatificação e canonização, a história do título de Doutora da Igreja e como o magistério da igreja a acolheu após sua morte, além dos pronunciamentos de todos os papas desde Leão XIII, e o que ela contribuiu para o Catecismo da Igreja Católica. O leitor terá a oportunidade de ter uma visão integral da história de Teresa e com base neste livro, aventurar-se a estudos mais profundos.

A primeira parte é dedicada às suas origens, a terra escolhida em que suas primeiras raízes se criaram e desenvolveram,apresentando seus pais, Louis e Zélie, o primeiro casal a ser santificado conjuntamente, assim como suas irmãs e a família Guérin de seu tio, personagens importantes em sua história. A segunda parte tem por tema sua vida. Constitui-se de uma referência para a compreensão de sua espiritualidade, pois esta é, antes de tudo, o caminhar de Deus em sua alma, nos acontecimentos que teceram seus dias na terra. A terceira parte aborda seus textos, destacando os diferentes estilos literários e aspectos históricos relacionados à elaboração e publicação de seus escritos. A quarta parte concentra-se em sua espiritualidade. É a parte central e a mais importante do livro. As demais, com conotações mais históricas, representam uma moldura a situar a história de Teresa. A quinta parte é reservada para a história da beatificação e da canonização. A sexta dedica-se ao último título que a Igreja lhe conferiu – o de Doutora da Igreja

Toda a pesquisa foi feita baseada em extensa documentação francesa teresiana, tradicional e atual. O autor foi durante três anos a França para estudos e por ser um leigo no assunto, a escrita é feita em uma linguagem simples, sem entrar em considerações teológicas.

“O que mais me impressionou sobre a vida de Santa Teresa é que nela existe o encontro de uma feminilidade sensível, de uma jovem contemplativa, e a transcendência – a graça. O fenômeno humano está unido ao fenômeno transcendente. Para ela “Tout est grâce”, daí a razão da simplicidade, origem e profundidade de seus pensamentos. Nela o humano e o transcendente estão presentes. Não é possível ler Teresa somente com os olhos humanos, é necessário ter os olhos da fé e perceber a generosa disponibilidade que ela oferece à ação de Deus”, conclui Pedro Penna.

SERVIÇO:
Noite de autógrafos do livro “Santa Teresa de Lisieux – Uma Jovem Doutora”
Dia: 1º. de outubro de 2018 / Horário: 19h
Local: Livraria Travessa do Leblon (Av Afrânio de Melo Franco, 290 – Loja 205 – Shopping Leblon)

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -