- Publicidade -

O CHORO DO PIXINGUINHA ESTREIA NO OI FLAMENGO

Publicado em:

Concebido e realizado pela a mesma equipe artística da Trilogia anterior, “O Choro de Pixinguinha”, proporcionará ao público infantil, mais um “mergulho” no universo da MPB, dessa vez tendo como inspiração a obra de Pixinguinha. A peça estreia dia 18 de agosto, com sessões aos sábados e domingos às 16h, no Teatro Oi Futuro Flamengo.

Pixinguinha foi um menino prodígio. Aos 12 anos, tocava cavaquinho, aos 13, passou ao bombardino e a flauta. Mais velho trocaria a flauta pelo saxofone. Aos 17 anos gravou suas primeiras instrumentações, e aos 18 suas primeiras composições, nada menos que Rosa e Sofres Porque Queres.

Em 2018, o artista faria 121 anos. Pode-se dizer que ele é o “pai” da música brasileira. Maestro, compositor, arranjador e instrumentista, criou o que hoje são as bases da nossa música popular. Misturou a música de Ernesto Nazareh, Chiquinha Gonzaga e dos primeiros chorões com ritmos africanos, estilos europeus e a música negra americana, fazendo surgir um estilo genuinamente brasileiro.

No musical “O Choro de Pixinguinha”, os meninos Júnior, Marilú, Beto, Bianca e Lucinha – personagens da Trilogia anterior – voltam à cena. Dessa vez, Marilú e Bianca, colegas de turma na escola, estão empenhadas em seu trabalho da aula de música, cujo tema é nada menos do que – Pixinguinha. As meninas, muito estudiosas, não se contentam em fazer apenas uma redação ou um cartaz. Então, chamam os amigos para ajudar a encenar uma “peça” sobre o genial Pixinguinha. A partir daí, a garotada pesquisa as histórias e os sons do Moleque Pizindin (apelido que na língua natal de sua avó africana, significava “menino bom”). Vai surgindo então, aos olhos da plateia um “espetáculo” elaborado por “crianças”, sobre Pixinguinha, apresentando histórias, músicas e arranjos desse grande artista. Com um olhar infantil, os aspectos da vida e da música de Pixinguinha são apresentados de forma a despertar, no público infantil, curiosidade e interesse pela obra deste mestre. O “Chorinho”, gênero a que o Mestre dedicou a maior parte de sua vasta produção, terá destaque especial.

Serviço:
O CHORO DO PINXINGUINHA
Temporada: de 18 de agosto a 04 de novembro
Local: Teatro Oi Futuro Flamengo (Rua Dois de Dezembro, 63. Flamengo)
Dias: Sábados e Domingos, às 16h
Duração: 60 minutos
Classificação Etária: Livre
Lotação: 63 lugares
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) / 10,00 (meia)

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -