- Publicidade -

O Valor da Cultura é debatido no Museu de Arte do Rio

Publicado em:

O evento O Valor da Cultura, dia 1º de setembro no Museu de Arte do Rio – MAR, terá foco em jovens líderes culturais de favelas e subúrbios falando de sua relação com a cultura e a arte, além de performances e mesas com especialistas de diversas áreas.

Em formato de talks de 10 minutos, o evento O Valor da Cultura, que acontecerá no Museu de Arte do Rio (Instituição que apoia o evento), terá 8 jovens do Rio de Janeiro, que hoje são líderes em suas áreas de atuação respondendo à questão: Qual o valor da cultura na vida do jovem de origem popular? Além das apresentações e mesas de debates, o DJ Bruno X costura o evento, oficinas e performances artísticas. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.

O Seminário é organizado pelo Pontão Rede de Formação e Articulação dos Pontos para Trabalho com Infância e Juventude, um dos braços da Agência de Redes Para Juventude, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro e do Ministério da Cultura.

“Muitas vezes se fala sobre o valor da cultura como geradora de empregos, mas a cultura também tem a capacidade de transformar e potencializar a vida e o pensamento das pessoas.” Afirma Marcus Faustini, idealizador do Pontão e criador da Agência de Redes para Juventude, e que também cresceu na periferia do Rio.

O Grupo Teatro da Laje da Vila Cruzeiro e o Dança Charme & Cia de Guadalupe, fazem as performances do evento. A oficina é realizada a partir do livro de Junior Perim, criador do Circo Crescer e Viver, que conta a sua história de relação com a cultura, desde a infância em São Gonçalo.

Os participantes das mesas, também apresentarão sua visão sobre esta questão. Entre os convidados das mesas estão o professor e linguista George Yúdice, o historiador e diretor da Fundação Ford no Brasil Átila Roque, a fundadora da Redes da Maré Eliana Sousa Silva e o economista Ricardo Henriques do Instituto Unibanco.

Na semana que antecede o seminário, de 25 a 31 de agosto, participantes do seminário realizam a Semana #jovemfazprajovem. Serão nove ações culturais de combate ao assédio no transporte público, em apoio a jovens que deixaram a escola e proteção para mães jovens implementadas em diversas áreas da periferia do Rio. As ações foram criadas por jovens da Agência de Redes para Juventude que estarão presentes também no evento do MAR. (descritivo ações no final do release).

O seminário se desdobrará numa publicação que contará a história da relação de jovens com a cultura. As entrevistas serão realizadas por Marcus Faustini e o britânico Paul Heritage. Também será feito o documentário O Valor da Cultura que começará a ser gravado no dia do evento, produzido por Cavi Borges.

Serviço
Seminário O Valor da Cultura
Local: MAR – Museu de Arte do Rio (Auditório)
Endereço: Praça Mauá, 05 – Centro – Rio de Janeiro
Data: 01/09/2018

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -