- Publicidade -

Recordar é TV homenageia Radamés Gnattali e Baden Powell

Publicado em:

O toque do violonista e compositor Baden Powell e a regência do maestro Radamés Gnattali são as estrelas Recordar é TV dessa terça (21) que vai ao ar às 22h45 na TV Brasil. A atração presta um tributo aos dois gênios da música instrumental brasileira resgatando trechos de entrevistas realizadas nos anos 80 e 90 pela TVE do Rio de Janeiro.

O conteúdo recuperado do acervo da emissora reúne registros do programa “Contra-luz”, em que Hermínio Bello de Carvalho homenageia os 80 anos de vida Radamés Gnattali, intercalados com a entrevista Baden Powell à Fernando Lobo no programa” Baden Muito Especial”.

Durante o episódio, os dois ícones que beberam nas fontes da música clássica, do choro, do samba e do jazz falam das andanças pelo mundo, suas carreiras, parcerias e, claro, tocam suas principais composições.

Contra-luz foi exibido em 1986, ano em que Gnattali completou 80 anos e dois antes dele morrer. Com fotos antigas e ao som de belas canções interpretadas por ele ao piano, o programa apresenta um perfil da vida do maestro.

Nascido em Porto Alegre, Gnattali começou a estudar piano aos 6 anos de idade e, aos 9, regeu uma orquestra infantil com seus próprios arranjos. Nos anos 30, conheceu o Rio de Janeiro onde

regeu a orquestra da Rádio Nacional e foi considerado o melhor arranjador de música popular do Brasil.

Na entrevista, ele relembra os quase 20 anos que passou na França e aponta Vinícius de Moraes como seu maior parceiro. O maestro, que era um eterno experimentador e trafegava entre o popular e o erudito, também fala sobre Pixinguinha, Villa Lobos, Tom Jobim.

O tributo à Radamés Gnattali é entremeado com trechos do programa “Baden Muito Especial” exibido em 1994 pela extinta TVE.

Serviço:
Recordar é TV – terça-feira, dia 21/8, às 22h45, na TV Brasil.
Recordar é TV – sábado, dia 25/8, às 18h, na TV Brasil.
Recordar é TV – domingo, dia 26/8, às 23h30, na TV Brasil.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -