Nova coleção de pinturas da publicitária e artista plástica Márcia Lana terá 15 telas, com cores e pinceladas fortes – sua marca registrada -, inspiradas em palhaços e personagens circenses, mágicos e humanos!

A inspiração para o nome da mostra, que será lançada dia 14 de agosto, das 19h às 22h, no foyer do Theatro Net Rio, em Copa, e ficará aberta ao público de 16 de agosto a 9 de setembro, veio de uma explicação que o diretor teatral Claudio Botelho fez ao apresentar a música “Send in the Clowns”, de Stephen Sondheim, no seu espetáculo “Versão Brasileira”.

“Adoro pintar retratos, transformar desconhecidos em personagens. E o circo me trouxe inúmeras possibilidades. O palhaço, principalmente. Tem um lado misterioso, outro doce, sacana, dramático… Ele me dá a liberdade de fazer um retrato que não é ninguém. Ele é o que o personagem que a gente cria”, diz Márcia.

Numa tradução livre, “Send in the clowns” quer dizer “Que Entrem os Palhaços!”: um suposto jargão do mundo circense e do teatro. A expressão era muito usada quando acontecia algo novo ou inesperado durante uma apresentação – normalmente desastres, como a queda de um acrobata ou um número excepcionalmente mal apresentado.
Então, para distrair a atenção do público, enquanto o problema era resolvido, os palhaços entravam em cena!

São 15 pinturas a óleo sobre tela, com pinceladas fortes, cores vibrantes e contrastantes, numa coleção cheia de personalidade. O trabalho em família é outro ponto alto da exposição. A mostra, a terceira individual da artista, conta com os talentos dos filhos de Márcia, acostumados a trabalhos em grandes espetáculos teatrais e musicais de sucesso. Aproveitando tudo isso, a designer Barbara Lana fez toda a comunicação visual da mostra. Já Natália Lana cuida da parte de cenografia e montagem da exposição. Kadu Lobato trabalha na produção. E o marido da artista, o também publicitário Eduardo Cruz, cuida da parte comercial.

“O mais bacana é que o ‘Send in the Clowns’ não precisa acabar nesta exposição. É uma ideia que pode continuar, se estender em outas mostras, rodar outros lugares, o país. O circo está ao perto de mim e da minha família o tempo todo. Meus filhos já trabalharam em montagens de musicais relacionados ao tema e até na cenografia de um circo. Por que não devo, então, aproveitar e mergulhar nesse universo tão rico? “. Criatividade e talento não vão faltar.

SERVIÇO
SEND IN THE CLOWNS
Local: Foyer do Theatro Net Rio (Rua Siqueira Campos, 143, Copacabana)
Visita da exposição: De 16 de agosto a 9 de setembro (quinta a domingo, das 15h às 18h)

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here