- Publicidade -

TEXTO DE GUILHERMO CALDERÓN GANHA ESTREIA NA CAIXA CULTURAL RIO DE JANEIRO

Publicado em:

Primeira montagem brasileira do premiado dramaturgo chileno Guilhermo Calderón, a peça Dezembro faz sua estreia carioca em temporada na CAIXA Cultural Rio de Janeiro de 24 de agosto a 02 de setembro de 2018. Serão seis apresentações no Teatro de Arena do espaço, sextas, sábados e domingos, às 19h.

Com direção de Diego Moschkovich, o elenco formado por Carolina Fabri, Ernani Sanchez e Michelle Gonçalves dá vida à história de três irmãos que vivem em uma América Latina em guerra. Na peça, as gêmeas Paula e Trinidad recebem o irmão mais novo Jorge, recém-chegado do front, para a noite de Natal. Em cena emergem questões íntimas de suas relações familiares e posicionamentos políticos divergentes, enquanto do lado de fora há uma guerra e a vida está convulsionada por sérios conflitos sociais e políticos.

A direção – aliada à cenografia e iluminação de Rafael Souza Lopes, que remete ao mesmo tempo a um bunker e uma sala de estar, investe na simplicidade da encenação, restringindo a atuação a um espaço diminuto, proporcionando um jogo vivo e verdadeiro entre os atores e deles com a dramaturgia. Todos os recursos técnicos são completamente integrados à ação, desta forma, luz e som são operados pelos próprios atores, em cena.

Resistência e ação:
Dezembro é a continuidade da pesquisa iniciada pelo diretor Diego Moschkovich (formado na Academia Estatal de Artes Cênicas de São Petersburgo) no espetáculo Caixa. Na montagem, o diretor avança na metodologia Étude, aprendida por Diego em sua formação na Rússia. Em Caixa, a ideia era criar uma estrutura dramatúrgica para a livre improvisação do texto pelos atores. Já em Dezembro, os atores chegaram de fato às palavras escritas pelo autor, mas vivenciam o texto de maneira especialmente orgânica e espontânea.

“O teatro, para mim, sempre foi um lugar de resistência e ação. Acho que, há algum tempo, essa essência se perdeu e o teatro não trabalha mais com a ação autêntica, seguindo algo que acontece com a sociedade hoje. As pessoas perderam a espontaneidade e autenticidade em suas vidas. Minha direção visa resgatar esses pontos, ao menos no palco, provocando esta mobilização nos atores”, explica Diego Moschkovich.

Serviço:
Dezembro
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Teatro de Arena (Av. Almirante Barroso, 25 – Centro – Metrô e VLT: Estação Carioca)
Datas: 24 de agosto a 02 de setembro (sextas, sábados e domingos)
Horário: 19h
Ingressos: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia). Além dos casos previstos em lei, clientes CAIXA pagam meia
Bilheteria: de terça-feira a domingo, das 13h às 20h
Classificação indicativa: 12 anos
Acesso para pessoas com deficiência
Lotação: 84 lugares (mais 2 para cadeirantes)
Duração: 75 min

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -