- Publicidade -

14° OCUPAÇÃO POÉTICA com Paulo Sabino e convidados especiais

Publicado em:

No meio de dezenas de saraus poéticos que acontecem diariamente no Rio de Janeiro, um deles consegue reunir novos nomes e poetas consagrados, alguns deles, imortais. É a série Ocupação Poética, que Paulo Sabino promove desde 2015, no Teatro Cândido Mendes.

No dia 17 de setembro, segunda-feira, a partir das 20h, o poeta de 42 anos, carioca de Olaria, realiza uma nova edição da série, desta vez em torno de seu livro de estreia, “Um Para Dentro Todo Exterior”, lançado recentemente, após vinte anos de dedicação à difusão da poesia brasileira. A noite reunirá os poetas Antonio Cicero, Mano Melo, Luis Turiba, Christovam de Chevalier, Tássio Ferreira e Jorge Ventura, mais as cantoras e compositoras Juliana linhares e Maíra Freitas

“Eis que apresento parte do que escrevi nos últimos anos. Estão aí poemas reunidos em eixos como a existência propriamente, com todas as nossas dúvidas acerca do mundo, do estar vivo; relações de amor, e de desamor; o ato de escrever, da arte poética, de fazer poesia; algumas homenagens; e questões que dizem respeito à minha realidade”, pontua o autor, que fez um pré-lançamento do livro na programação paralela da última Festa Literária Internacional de Paraty (RJ).

Sobre os poemas, a acadêmica Nélida Piñon aponta que “revelam sobejamente o fecundo e rico veio poético de Paulo Sabino que expressa sua gênese, sua sabedoria, a habilidade inequívoca de lidar com o que há no casulo das palavras”. A análise é corroborada pelo colega Antonio Carlos Secchin, ao afirmar que “a poesia de Paulo Sabino aponta para várias direções – e acerta os alvos. O rigor do pensamento aliado à fatura minimalista se destaca no poema que dá título à obra”, e que abre o livro com os versos: “nada a esconder / mesmo que / muito por saber / o mundo / é um / para dentro / todo exterior”.

 Ocupação Poética + Blog Prosa em Poema
Sabino é conhecido no Rio de Janeiro por realizar os saraus “Ocupação Poética”, nos quais reúne, desde 2015, convidados especiais em torno de autores de diferentes vertentes e gerações. Além dos três poetas que contribuíram para o livro, já foram homenageados nomes como Geraldo Carneiro, Alex Varella, Paulo Henriques Britto, Luis Turiba, Cristiano Menezes, Elisa Lucinda, Maria Rezende, Adriano Espínola, Ricardo Silvestrin, Jorge Salomão, André Vallias, Claufe Rodrigues, Mano Melo, Tanussi Cardoso, em noites que lotam o Teatro Candido Mendes, em Ipanema

Sabino também mantém, há uma década, o blog Prosa Em Poema (www.prosaempoema.com), lido por nomes como Nelson Ascher, Francisco Bosco, Carlos Rennó, Fabiano Calixto e Péricles Cavalcanti, só para citar alguns dos que acompanham suas análises e destrinchamentos de poemas em língua portuguesa.

Livro marca lançamento do Bem-Te-Li, novo selo de poesia

“Um Para Dentro Todo Exterior” se soma às obras de estreia dos poetas Eber Inácio, “Sangue Nos Olhos”, e Claos Mózi, “Os Cães do Coração”, que marcam também o lançamento do selo Bem-Te-Li, aposta da editora Autografia em talentos da poesia brasileira, sob coordenação de Sabino. No próximo semestre serão lançados os livros de três novos poetas, César Guerra Chevrand, Erika Magni e Marisa Vieira, e dos veteranos Pedro Rocha e Luis Turiba.

O poeta também gravou pílulas de poesia para a nova temporada do programa LaDoSiLar, da cantora e pianista Maíra Freitas, exibido na web – http://www.ladosilar.com.br/. Maíra é filha de Martinho da Vila, outro dos que já foram homenageados na série Ocupação Poética.

Junto com isso, Sabino também é um dos convidados pelo curador do Oi Futuro/ LabSonica, Alberto Saraiva, para participar da série Poesia Visual (edição 6), onde vai expor parte de suas obras junto com as dos poetas Christovam de Chevalier e Eduardo Macedo, previsto para o final deste ano, no Oi Futuro Flamengo.

SERVIÇO
Ocupação Poética – 14° edição
Dia 17/09, a partir das 20h
Rua Joana Angélica, 63 Ipanema
Entrada: R$ 20,00 (inteira) R$ 10,00 (meia)
Classificação: 14 anos

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -