- Publicidade -

Grande Templo Israelita abre suas portas em visita teatralizada

Publicado em:

No próximo domingo, dia 30 de setembro, acontece uma visita teatralizada e aberta ao público, ao “Grande Templo Israelita”, construção remanescente da expressiva comunidade judaica que vivia na região da Praça Onze no início do século XX.

Conduzida por atores cantores, a apresentação fala sobre os percursos da imigração no Rio de Janeiro e usa o templo como cenário para contar parte da história do Centro do Rio e a relação dos judeus com as populações que já viviam na região, particularmente a maior de todas, formada pelos negros.

Esta será a primeira visita aberta ao público. Antes grupos de alunos de diferentes escolas já puderam conhecer o espaço e as histórias das primeiras décadas do século XX. As visitas abertas acontecem nos últimos domingos de cada mês, já as demais são sempre às terças e quintas-feiras com prioridade para escolas e grupos e devem ser agendados pelos telefones: 2556-5612 (das 14 às 17h), ou pelo e-mail visitatemplo@gmail.com. O projeto segue até 29 de novembro

De prestamistas a fábrica de cerveja – O público conhecerá um pouco da vida urbana do Rio, com suas viagens de bonde e o intenso comércio local, onde “prestamistas” (ambulantes) dividiam espaço com açougues kosher, vendedores de bagels (rosquinhas trançadas salpicadas de gergelim), hospedarias, chapelarias, sapateiros, livrarias, casas de tecido, tipografias, cortiços, casas de cômodos e até fábricas, como a Manufactura de Cerveja Brahma Villiger & Companhia, na Visconde de Sapucahi, entre outros negócios.

 Antes do Grande Templo duas outras sinagogas já haviam sido construídas na região, a Beith Yaakov e a Beth Israel, mas que já estavam pequenas para reunir toda a comunidade judaica. Uma grande campanha foi lançada para arrecadar recursos destinados a erguer o novo templo. Um concurso organizado pela comunidade judaica em 1928 foi vencido pelo arquiteto italiano não-judeu, Mario Vodret (também responsável pelo Parque Lage). A visita começa pela escada de entrada e circula por diferentes ambientes do templo.

O roteiro é de Daniela Chindler, com direção de Augusto Pessoa e pesquisa da antropóloga Juliana Portenoy e da historiadora Adriana Xerez. Em cena os atores Júlia Drummond, Diana Vaisman, Nano Max e Gabriel Hipollyto, apresentam músicas da tradição judaica.

Serviço:
“Grande Templo – Visita Teatralizada”
Entrada aberta ao público: domingo, 30 de setembro, às 11h | Ingresso: R$1,00
Período de agendamento para grupos: apresentações nas terças e quintas-feiras, às 10h e às 14h – última apresentação na quinta 29 de novembro
Local: Grande Templo Israelita – Rua Tenente Possolo, 8 – Centro
Público: visitas agendadas e gratuitas para escolas e grupos fechados
Inscrições: 2556-5612 (das 14h às 17h), ou pelo e-mail visitatemplo@gmail.com
Faixa etária: maiores de dez anos

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -