- Publicidade -

IMS Rio apresenta mostra do cineasta maliano Souleymane Cissé

Publicado em:

De 27 de setembro a 3 de outubro, o IMS Rio apresenta uma seleção de filmes do cineasta maliano Souleymane Cissé. A mostra inclui três longas-metragens, exibidos em cópias 35 mm, e dois curtas do diretor. Também será projetado um raro documentário sobre a sua obra, dirigido por Rithy Panh. A programação começa no dia 27, às 19h, com a exibição de Yeelen ‒ A luz, filme vencedor do Prêmio do Júri no Festival de Cannes em 1987. Após a sessão, haverá um debate com a pesquisadora Janaína Oliveira.

Integrante de uma primeira geração de cineastas africanos, Cissé estudou cinema em Moscou. Na década de 1970, retornou ao Mali e começou a filmar seus primeiros trabalhos. O cineasta visava criar um repertório de imagens e histórias que se contrapusessem aos estereótipos negativos sobre sua cultura produzidos ao longo da dominação colonial. Segundo Janaína Oliveira, a obra de Cissé está associada às diretrizes que caracterizam as primeiras décadas do cinema do continente: “Um cinema feito por africanos, com temas africanos, para um público africano”.

Esse viés politizado, pautado no ideal de descolonização das telas, marca sobretudo a produção inicial de Cissé. Na mostra no IMS, serão exibidos quatro filmes desse primeiro momento: os curtas-metragens Fontes de inspiração (1968) e Cantores tradicionais das ilhas Seychelles (1978), e os longas Baara – O trabalho (1978) e Finyé – O vento (1982). Primeiro longa-metragem realizado no Mali, Baara – O trabalho trata do confronto de ideias entre um jovem camponês e um engenheiro que estudou na Europa. Já em Finyé – O vento, o cineasta filma o romance entre dois jovens de classes sociais distintas, que questionam os valores da sociedade em que vivem.

A seleção no IMS também inclui Yeelen – A luz (1987), primeiro filme africano a receber o Prêmio do Júri no festival de Cannes. O longa-metragem é centrado no universo dos rituais Komo, pertencentes a um código cultural específico da cultura maliana. Com planos longos, o filme traz para as telas outra abordagem do tempo e do espaço, além da valorização das tradições ancestrais.

 Além de exibir a produção de Cissé, a mostra inclui o documentário Cineastas do nosso tempo: Souleymane Cissé, realizado por Rithy Panh. O filme traz uma entrevista com o cineasta maliano, que relembra sua carreira e discute questões estéticas e políticas, entrevistado também pelo pesquisador Manthia Diawara. O título integra a série Cineastas do nosso tempo, idealizada por André S. Labarthe e Janine Bazin. Na mostra, o documentário será exibido na mesma sessão que os dois curtas de Cissé.

SERVIÇO
Souleymane Cissé
De 27 de setembro a 3 de outubro
IMS Rio
Ingressos R$ 8 (inteira) e R$ 4 (meia)

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -