- Publicidade -

Maratona de filmes em preto e branco de graça, na Lapa

Publicado em:

Engana-se quem acha que os filmes em preto e branco são coisas do passado. A estética continua a ser usada em filmes atuais, inclusive em produções brasileiras e, pensando em discutir esse olhar estético na sétima arte, o Cinema Nosso promoverá no próximo dia 29, no LapaCine, a partir das 15h, a “Maratona Escalas de Cinza, a imagem em preto e branco do cinema brasileiro do século XXI”. Os filmes exibidos serão Algo mais explícito (2017, 15min), Pingo D’agua (2014, 80min), Uma estrela pra iô-iô (2014, 15min) e Febre do Rato (2011, 110min). Após a exibição dos filmes, acontecerá um debate sobre a direção de fotografia em filmes brasileiros do século XXI. A entrada é gratuita.

“A retomada das maratonas de cinema vem da necessidade dos estudos de linguagem para pensar as narrativas para novas plataformas como a realidade virtual. Nesta maratona, discutiremos com fotógrafos escalas cinza no cinema contemporâneo. Em setembro abriremos inscrições para o novo curso de formação em realidade virtual”, destaca Mércia Brito, coordenadora do Cinema Nosso.

Para o debate, foram convidados Cavi Borges e Bia Marques. Cavi é diretor e produtor de cinema, com filmes como “A Distração de Ivan” (festival de Cannes, 2010) e o documentário “Cidade de Deus – 10 anos depois” (coprodução com o Cinema Nosso) no currículo. Através da Cavideo, produziu mais de 30 filmes premiados no Brasil e no exterior. Bia foi diretora de fotografia dos filmes “Dez elefantes” (Prêmio ABC, 2009), “Maria Ninguém” (Festival de Cannes, 2008), “Contos da Maré” (Candango de Melhor filme no Festival de Brasília, 2013) e Tailor (Prêmio do júri popular no Queer Llisboa, 2017).

O LapaCine é uma sala de cinema de rua alternativa e polivalente que viabiliza o acesso ao audiovisual, a formação de público e também se configura enquanto local de criatividade e descontração. O local possui capacidade para 50 lugares e é equipado com projeção profissional.

Esta atividade é uma ação do “Projeto Cinema Nosso – arte, educação e tecnologia”, que tem patrocínio Petrobras.

Serviço
MARATONA ESCALAS DE CINZA
A IMAGEM EM PRETO E BRANCO DO CINEMA BRASILEIRO DO SÉCULO XXI
Dia 29/09, às 15h.
Local: LapaCine – Cinema Nosso (Rua do Rezende 80, Centro – Rio de janeiro)
ENTRADA FRANCA | SUJEITO A LOTAÇÃO

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -