- Publicidade -

Monólogo Meu Saba reestreia na Casa de Cultura Laura Alvim

Publicado em:

Estrelado por Clarissa Kahane com direção de Daniel Herz, o monólogo que venceu o Prêmio Cesgranrio de Teatro de Melhor Iluminação e Cenografia estará em cartaz a partir de 14 de setembro na Casa de Cultura Laura Alvim.

Em novembro de 1995, aos 19 anos, Noa Ben-Artzi Pelossof foi escolhida para uma difícil missão: prestar homenagem ao então primeiro-ministro de Israel Ytzhak Rabin, seu avô, vítima de um assassinato que marcou o mundo. A força de suas palavras, que expressaram memórias afetuosas e relatos sombrios de uma guerra secular, deu origem ao livro “Em Nome da Dor e da Esperança”, que inspirou a peça.

“Meu Saba” se passa nos 30 segundos que Noa Ben-Artzi tem para chegar ao púlpito onde fará a homenagem ao avô (saba, em hebraico). Nesse espaço temporal, ela revive sentimentos da infância passada na casa dos avós, uma mistura do amor de sua família e o medo constante do ódio vindo de dentro e de fora do país. Em 1994, Ytzhak Rabin recebeu o Prêmio Nobel da Paz devido ao Acordo de Oslo, que assegurou a autonomia palestina na faixa de Gaza e o fim do conflito entre a OLP (Organização para a Libertação da Palestina) e Israel. Um ano depois, o premiê foi morto por um radical israelense que discordava de sua visão sobre o conflito. “É uma grande honra ver que o meu livro está dando oportunidade para pessoas talentosas fazerem a sua arte e, com isso, manterem o legado do meu avô vivo para futuras gerações. É realmente tocante. Agradeço a vocês por me permitirem cumprir essa missão”, destacou Noa Ben-Artzi Pelossof.

A atriz Clarissa Kahane, que vive Noa no espetáculo, sentiu a força dessa história desde a primeira leitura, realizada há mais de 10 anos. Ela ganhou o livro de sua avó, quando tinha 17 anos e decidiu levar esse relato emocionante para o teatro, dando continuidade à parceria com o diretor Daniel Herz, com quem trabalhou em diversos projetos como atriz e diretora assistente. Segundo Herz, “em um momento de tantas incertezas, tantos radicalismos macabros, encenar ‘Meu Saba’ traz um alento, a possibilidade da coexistência pacífica na diferença.”

SERVIÇO
“MEU SABA”
Local: Casa de Cultura Laura Alvim (Av. Vieira Souto, 176 – Ipanema)
De: 14 de setembro a 7 de outubro (sexta a domingo)
Horário: Sexta e sábado, às 20h; Domingo às 19h.
Ingressos: R$40 (inteira) e R$20 (meia-entrada)
Classificação: 12 anos
Duração: 60min
Classificação: 12 anos
Capacidade: 190 lugares

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -