- Publicidade -

Nos cinco anos do Slam Tagarela, poetas ofertam palavras nas ruas do Rio

Publicado em:

Cinco poetas, cinco zonas da cidade, o Rio responde na forma de poesia. É com essa proposta que o Slam Tagarela (o maior do mundo) vai comemorar seus cinco anos de existência na “cidade maravilhosa”. Pensado pelo antropólogo Paulo Emílio Azevedo junto com os poetas Slow Da BF, Max Medeiros e Letícia Brito, o Tagarela foi fundado, em 25 de setembro de 2013 (do oxigênio legado das manifestações de junho), através de uma ideia simples (e potente): a palavra tem que estar na rua, na boca do povo. Foi desse ponto de partida que muitas pessoas recitaram pela primeira vez seus versos nas ruas, quando ainda os encontros eram no Lgo. de São Francisco de Paula, centro. Foi do Tagarela que outros eventos pares se construíram e que novos artistas na cena carioca emergiram. O Tagarela é um marco na prática da poesia falada no Rio.

Um cenário com dois caixotes de feira grifados “Tagarela” e a punho um megafone para fazer a voz ganhar amplitude e movimento. Não obstante, questionar burocracias que na época restringiam atividades criativas no espaço urbano por conta da “Lei da Copa”. Por meio dessa semiótica ou “atitude”, o Tagarela multiplicou sua metodologia se tornando livro, oficina, mob, exposição, filme e, ainda realizou dezenas de desafios pelo mundo conhecidos (ou não tão conhecidos assim naquela época) por “slam” – basicamente um duelo de poemas autorais, quando o público avalia a performance que mais se identifica.

No entanto, como lembra Paulo: “muito antes do slam se tornar o fenômeno que atualmente atravessa o país – e como contracultura (a seguir crescendo) precisa do dissenso para não ser cooptado e ou institucionalizado -, o Tagarela sempre priorizou pela experimentação estética. Desse modo, a competição é meio para o encontro e não um fim em si mesma”. Apostando nessa percepção, decidiu-se espalhar a poesia pelos cinco cantos do Rio; sendo um poeta/ação por zona.

RESSACA:
Após o aniversário, o Tagarela em parceria com a Cavídeo passa a ocupar a Sala Baden Powell (Copacabana) às segundas-feiras – no intervalo das sessões, dois poetas (a cada semana) são convidados para uma batalha em três rounds. É o cinema e a poesia de mãos dadas. Início em 1º de outubro.

Serviço:
Slam Tagarela 5 anos
Dia 25 de setembro – 3ª feira das 14 às 18h
Cinco poetas se dividem levando poesia a cinco locais da cidade (Zonas Norte, Sul, Oeste, Centro e Baixada Fluminense)
Zona Sul: Estação Glória (Glória), às 14h;
Zona Norte: Viaduto Negrão de Lima (Madureira), às 16h;
Zona Oeste: Largo do Rio da Prata (Campo Grande), às 15h;
Centro: Estação Uruguaiana, às 17h;
Baixada Fluminense: Passarela de Comendador Soares (Morro Agudo), às 17h;
Livre
Gratuito

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -