- Publicidade -

O amanhecer da República sobre a morte de Tancredo Neves

Publicado em:

Novo longa de Sergio Resende, cineasta que tem como marca contar a história do Brasil,  O Paciente – O caso Tancredo Neves conta os últimos dias de vida de Tancredo Neves.

Baseado no livro de Luis Mir, o filme sobre o primeiro presidente civil, eleito pelo colégio eleitoral no Congresso Nacional, depois da ditadura militar, é contado através da reprodução dos prontuários dos hospitais de Brasília e de São Paulo.

O Paciente – O caso Tancredo Neves apresenta um roteiro cirúrgico sobre os seus últimos dias de vida, revelando os bastidores do caso clínico. Com Othon Bastos no papel de Tancredo (em ótima atuação e caracterização), o filme segue um roteiro linear sem muitas frescuras. A montagem de Maria Resende mistura imagens documentais com ficção. A reprodução de época, desde a direção de arte ao figurino, é condizente ao registro que  exige uma fotografia amarelada à favor do exercício médico. A trama não chega a ser um prontuario médico, a direção de Sergio Rezende leva à trágica morte do presidente pelo olhar do ego do homem, enquanto, os médicos discutem sobre quem exerce a função do médico do presidente à culpa de sua morte.

Os últimos dias da vida de Tancredo Neves foi cercado de mistério e tema de inúmeras teorias da conspiração na época. Toda a expectativa da população brasileira e a doença de Tancredo, que depois de 39 dias de internação, morreu no dia 21 de abril de 1985, nunca tendo sido empossado.

 

Alê Shcolnik
Alê Shcolnikhttps://www.rotacult.com.br
Editora de conteúdo e fundadora do site, jornalista, publicitária, fotografa e crítica de cinema (membro da ACCRJ - Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro). Amante das Artes, aprendiz na arte de expor a vida como ela é. Cultura e tattoos nunca são demais!

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -