Um redator de obituários obcecado em preservar a memória dos mortos é o personagem central do filme O Quarto Verde (1978), que será exibido na Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro (SBPRJ) no dia 21 de setembro, às 19h30. Em seguida, o professor de filosofia da PUC-Rio Pedro Duarte fará palestra sobre o apego pela memória dos mortos tratado no longa e o debate é aberto ao público. O encontro faz parte do ciclo “Henry James no Cinema”, promovido pelo projeto Psicanálise & Cinema com a proposta de estudar filmes baseados em textos do escritor norte-americano capaz de estabelecer agudas análises psicológicas em suas ficções.

Dirigido por François Truffaut (1932-1984), “o filme não teve lançamento em circuito nos cinemas brasileiros, só tendo sido visto em mostras sobre o cineasta, Trata-se do décimo-oitavo longa do diretor e foi livremente inspirado nos contos de Henry James (1843-1916) “O Altar dos Mortos” e “A Fera na Selva”. O drama aborda a história do jornalista Julien Davenne (protagonizado pelo próprio Truffaut), que passa boa parte dos dias entregue à solidão. Viúvo, mora com uma governanta e um menino deficiente em uma pequena cidade da França nos anos 1920. Ele guarda em um quarto verde todos os pertences da esposa morta há algum tempo. É pouco visto pelas ruas e perdeu a maioria dos amigos no fronte de batalha da Primeira Guerra Mundial, da qual também participou.

Em dado momento, Julien conhece Cecília (Nathalie Baye) e começam um relacionamento que evolui em função do grande respeito que ambos dedicam a pessoas mortas. Um incêndio destrói o quarto verde e Julien monta na capela local um santuário em homenagem à mulher falecida e aos amigos que morreram.

O filme é colorido (fotografia do premiadíssimo Néstor Aolmendros), com duração de 1h35 e classificação de 14 anos. A entrada para o filme é gratuita e será cobrada taxa de R$ 20 apenas para palestra seguida de debate para os que permanecerem após a exibição. As inscrições e reservas devem ser feitas previamente pelo e-mail sbprj@sbprj.org.br ou telefones (21) 2537-1333 e 2537-1115. A reserva é válida até 10 minutos antes do início da sessão que será às 19:30 pontualmente. A SBPRJ fica na Rua David Campista, 80, no bairro Humaitá.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here