- Publicidade -

“ES WAR EINMAL – AS 40 HISTÓRIAS DO BAUKURS” NO BAUKURS CULTURAL

Publicado em:

Em comemoração às suas quatro décadas de existência, o Baukurs Cultural está com a exposição “Es war einamal (Era uma vez) – as 40 histórias do Baukurs” em cartaz, nas suas unidades de Botafogo e da Barra. A curadoria da mostra, assinada por Thea e os designers Guto Miranda e Simone Melo, tem como ponto de partida a frase de Nietzsche “não existe verdade, apenas interpretações” e as 40 histórias que marcaram a existência do curso de alemão, escritas, sem ordem cronológica, pela diretora. A comunidade acadêmica (educativa- alunos e professores) e artística de amigos parceiros e ex-alunos também contribuiram com o envio de textos, memórias e fotos para montagem de vários mosaicos.

Além disso, os ilustradores Ricardo Cunha Lima, Leo Caldi e Penteado fizeram uma imersão na rotina da casa amarela da rua Goethe e desenharam alguns momentos vividos no espaço cultural. Enfatizando a importância do mosaico de pessoas que passaram pelo espaço nesses 40 anos, foi montado um painel com fotos 3×4 de todos os funcionários, a partir do livro de registro do curso. A exposição se completa com a exibição de todas os projetos de reformas realizadas, desde a primeira sala, no Jardim Botânico, que levam a assinatura do arquiteto Luís Salomé, além de aquarelas das fachadas do curso, feitas pelo artista plástico Cesar Dantas.

O cordelista pernambucano Edmilson Santini foi convocado pela diretora para transformar as 40 crônicas em cordel, que foi transformado em um libreto e distribuído aos alunos. ” A idéia foi brincar com a tradição oral dos dois países, unindo o cordel, pela cultura brasileira; com a forma alemã de contar um conto, que sempre começa com “Es war einamal” – explica Thea, que por tabela, faz uma homenagem aos irmãos Grimm, referência importante na literatura ocidental.

O Baukurs começou suas atividades em 1978, em três salas comerciais no Jardim Botânico e, depois de 22 anos, migrou para a casa da Rua Visconde de Carandaí, onde funcionou até 2008, quando se mudou definitivamente para a rua Goethe, em Botafogo. O curso também teve uma passagem pela Tijuca e há 14 anos mantém uma filial na Barra da Tijuca, no Shopping Barra Square.

Desde o início, o Baukurs seguiu o conceito de ensinar o idioma através da cultura. E foi assim, que surgiu o Cineclube com a exibição de filmes que sequer entravam no circuito comercial. Já o Coral teve seu registro foi regido em um primeiro momento por Marcelo Bursiki e depois, por dez anos pelo maestro Julio Moretzsohn.

Quando o curso se mudou para a casa da Rua Visconde de Carandaí, a programação cresceu, com os Caldos Culturais – encontros para leituras dramatizadas e as rodas musicais do grupo Samba com Chucrute. Mas foi na Rua Goethe que lado cultural se intensificou com exposições, a criação de uma biblioteca com os livros, em alemão, de Fayga Ostrower, debates sobre a cidade, aulas de teatro com o diretores Moacyr Góes; leituras dramatizadas com Julia Lemertz e Deborah Everlyn; além de palestras com Pedro Sussekind, Silvio Tendler e Jorge Mautner, além das aulas da mosaico, ministradas pela própria Thea.

– É importante que a gente continue propondo encontros com a comunidade cultural. O Baukurs sempre vai estar de portas abertas para promover esse diálogo entre as culturas de Brasil e Alemanha. Que venham mais 40 anos! – brinca a diretora.

SERVIÇO
Es war einmal, as 40 histórias do Baukurs
De segunda a sexta – das 10h às 16h
Entrada Franca
Baukurs Botafogo – Rua Goethe 15, Botafogo – Telefone: 2246-6242
Baukurs Barra – Av. das Américas, 3555 – Barra da Tijuca – Telefone: 3328-2050

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -