- Publicidade -

IMS promove oitava edição do Dia D, em homenagem a Carlos Drummond de Andrade

Publicado em:

No dia 31 de outubro de 1902, na cidade de Itabira (MG), nascia Carlos Drummond de Andrade. Nono filho do fazendeiro Carlos de Paula Andrade e de Julieta Augusta Drummond de Andrade, o menino viria a se transformar em um dos principais escritores brasileiros, consagrado por livros como Sentimento do mundo (1940) e A rosa do povo (1945). Com o intuito de celebrar a sua obra, o Instituto Moreira Salles promove, desde 2011, o Dia D – Dia Drummond. Trata-se de uma programação especial realizada no dia do aniversário do escritor (31/10). A edição deste ano contará com três eventos: um espetáculo no IMS Rio; uma palestra na sede paulista e uma atividade educativa no IMS Poços.

A sede carioca apresenta, no dia 31 (quarta), às 20h, o espetáculo gratuito Cabaré modernista para Carlos Drummond de Andrade. Com roteiro e direção de Eucanaã Ferraz e direção musical de Bruno Cosentino, a apresentação traz ao palco as cantoras Lívia Nestrovski e Numa Ciro, acompanhadas por Claudia Castello Branco, no piano, e Joana Queiroz, no clarinete. Ao longo do espetáculo, serão recitados poemas de Drummond, em diálogo com canções de Noel Rosa, Caetano Veloso, Belchior, Milton Nascimento, entre outros, numa união entre música e poesia.

O nome do evento é inspirado no célebre Cabaret Voltaire, que abrigou, em 1916, a efervescente movimentação política e artística que viria a desembocar na criação do dadaísmo, na cidade de Zurique, na Suíça. A apresentação abordará temas caros a Drummond, como amor, guerra e poesia, em livre associação a acontecimentos centrais do século XX no Brasil e no mundo: a Semana de Arte Moderna, o lançamento do Manifesto Antropófago, o surgimento das vanguardas históricas, entre outros.

Também no dia 31 de outubro, às 19h30, o IMS Paulista promove um debate gratuito com Fabio Cesar Alves, professor de literatura brasileira da USP. O docente conversará com o público sobre o engajamento político de Drummond.Poemas de Sentimento do mundo e A rosa do povo serão a base para discutir a maneira pela qual o poeta concebeu a luta política contra “o mundo caduco”, e como isso se traduziu formalmente em suas composições.

O IMS Poços celebra a obra de Drummond com uma atividade promovida pela área de Educação, em parceria com o docente de literatura Sérgio Roberto Montero Aguiar e Valéria dos Santos Rêgo, professora da Escola Municipal Vitalina Rossi. Marcado para as 19h, o evento será em torno do livro D. Quixote: Cervantes, Portinari, Drummond (1973). A obra contém 21 desenhos a lápis de cor de Candido Portinari e 21 poemas de Carlos Drummond de Andrade, que ilustram o percurso do herói do romance de Miguel de Cervantes.

No primeiro momento da atividade, o professor Montero Aguiar discorrerá sobre os versos de Drummond presentes no livro. Após a fala, um grupo de estudantes da Escola Municipal Vitalina Rossi lerá os poemas, enquanto as imagens de Portinari serão projetadas ao fundo. O evento tem entrada gratuita e é aberto ao público.

Chegando à sua oitava edição, o Dia D – Dia Drummond tem como objetivo fazer com que a data de nascimento do poeta passe a integrar o calendário cultural do país, promovendo e difundindo a obra do escritor, que tem parte de seu acervo sob a guarda do IMS, desde 2011. O conjunto inclui uma biblioteca com aproximadamente 4.000 livros e cerca de 3.500 documentos, entre fotografias, recortes de jornais e outros papéis.

Segundo o poeta Eucanaã Ferraz, consultor de literatura do IMS, “festejar o aniversário de Carlos Drummond de Andrade é, em primeiro lugar, um modo de solicitar atenção constante para uma obra inestimável. Mas acredito que é também uma maneira de trazer a primeiro plano toda a poesia escrita em língua portuguesa. É, portanto, uma festa da língua, considerada no seu âmbito mais excepcional: a poesia”, diz o organizador de Alguma poesia: o livro em seu tempo (2010), Uma pedra no meio do caminho: biografia de um poema (2011) e Versos de circunstância (2011).

O IMS convida parceiros e amigos para celebrar a data. Assim como nos anos anteriores, tanto a programação do IMS como das instituições parceiras estarão disponíveis no site www.diadrummond.com.br.

Serviço
Dia D – Dia Drummond
Cabaré modernista para Carlos Drummond de Andrade
31 de outubro, às 20h
Auditório do IMS Rio
Entrada gratuita, com distribuição de senhas 30 minutos antes e limite de 1 senha por pessoa
Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -