- Publicidade -

O cinema de Spike Lee ganha mostra dedicada ao diretor no CCBB

Publicado em:

A mostra ACORDE! O CINEMA DE SPIKE LEE pretende reapresentar ao público um dos mais importantes e urgentes cineastas contemporâneos. Com um cinema extremamente atual e um discurso inclusivo, Spike Lee aborda em sua filmografia uma visão particular da diversidade racial urbana. A mostra exibirá um recorte de 22 filmes e quatro videoclipes que representam diferentes momentos da carreira do cineasta nos CCBB Rio de Janeiro (07/11 a 26/11), CCBB São Paulo (7/11 a 3/12) e CCBB Brasília (20/11 a 09/12). A maioria das sessões tem entrada franca.O projeto é patrocinado pelo Banco do Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

A mostra traz alguns dos títulos mais recentes do cineasta, porém pouco vistos nas salas de cinema brasileiras, e alguns de seus melhores trabalhos para a televisão, como os documentários Kobe Doin’ Work(2009), filmado com 30 câmeras, e Michael Jackson’s Journey from Motown to Off the Wall(2016). Michael Jackson também é a estrela de um dos videoclipes da mostra, “They Don’t Care About Us”, gravado no Rio de Janeiro e em Salvador.

Quatro filmes clássicos serão exibidos em 35mm: Mais e melhores blues (1990), Febre da selva (1991), Malcolm X(1992) e A última noite (2002).Faça a coisa certa(1989), primeiro sucesso de Lee no Brasil, terá uma sessão inclusiva com audiodescrição, legendase LIBRAS.

 A Mostra é também uma forma de celebrar o Dia da Consciência Negra (20 de novembro) e uma oportunidade do público ter um panorama da obra do mais atuante cineasta afro-americano, que conquistou este ano o Grande Prêmio do Júri e Menção Especial do Prêmio Júri Ecumênico, no Festival de Cannes, e o Prêmio do Público, no Festival de Locarno, com Infiltrado na Klan (estreia nacional prevista para 22 de novembro).

“Acorde!Essa fala está presente em quase todos os filmes de Spike Lee. É um chamado para a ação, para a ruptura de um comportamento padronizado, geralmente declamado por um personagem secundário para o personagem central, frequentemente em uma visão subjetiva: o ator olha para a câmera e fala ‘acorde!’ para a plateia do cinema. Spike Lee quer que seu cinema faça o público acordar para a realidade que o cerca”, comenta o curador Jaiê Saavedra.

 A mostra ACORDE! O CINEMA DE SPIKE LEE contará com um debate com o curador, o crítico de cinema e professorJuliano Gomese a professora e pesquisadora Janaína Oliveira, no encerramento, 26 de novembro (segunda-feira). Janaína Oliveira ainda ministrará uma aula sobre o cinema de Spike Lee, no dia 17 de novembro (sábado). Os dois eventos são gratuitos, com senhas distribuídas uma hora antes do início. Além de catálogo produzido especialmente para a Mostra que será dado aos espectadores que tiverem ingressos de cinco sessões.

SERVIÇO
Acorde! O cinema de Spike Lee
Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (Rua Primeiro de Março 66, Centro)
De 7 a 26 de novembro de 2018
Salas de Cinema 1 (98 lugares)
Ingressos: R$ 10 e R$5 (meia entrada). Entrada gratuita em algumas sessões (as senhas serão distribuídas 1h antes do início da sessão)

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -