- Publicidade -

OSB celebra a cultura espanhola no palco do Theatro Municipal

Publicado em:

Dois renomados artistas espanhóis dividirão o palco do Theatro Municipal com a Orquestra Sinfônica Brasileira nos próximos dias 27 e 30 de outubro, em comemoração ao Dia Nacional da Espanha, celebrado no último dia 12. Sob a regência do maestro Cristóbal Soler, a mezzo-soprano Lorena Valero e a OSB apresentarão um programa repleto de obras de grandes compositores espanhóis. A Orquestra Sinfônica Brasileira conta com a Lei Rouanet e tem a NTS como mantenedora, Vale, Brookfield e Eneva como patrocinadoras.

Com ritmos e melodias tipicamente espanhóis, uma seleção de zarzuelas*, um sainete** e uma opereta compõem a primeira parte do programa “Uma noite de Espanha”. Abrindo a noite, o prelúdio de “El Bateo”, de Federico Chueca; um trecho da zarzuela “El Barquillero”, de Ruperto Chapí; duas obras de Pablo Luna: trechos da opereta “Benamor” e da zarzuela “El niño judio”; um movimento da zarzuela “La boda de Luís Alonso”, de Gerónimo Giménez; e mais uma obra de Chapí: trecho da zarzuela cômica “Las hijas de Zebedeo”.

Depois do intervalo, o público terá a oportunidade de ouvir, na íntegra, “El amor brujo”, aclamado balé do compositor Manuel de Falla, com libreto de María Lejárraga. Considerado um símbolo da música espanhola, a obra apresenta uma profusão de motivos e ritmos brilhantes com uma abordagem folclórica, influenciada pelas renovações musicais do começo do século XX. Andaluz por parte de pai e catalão por parte de mãe, De Falla escreveu esta música para Pastora Imperio, um das mais prestigiadas dançarinas de flamenco de sua época. “É uma das mais conhecidas obras deste compositor, uma música repleta de magia que levará o público carioca a uma viagem através das riquezas musicais deste grande país”, adianta o diretor artístico da OSB Pablo Castellar.

Também conhecido como Dia da Hispanidade, o Dia Nacional da Espanha celebra a expansão da língua e da cultura espanhola. A data escolhida – 12 de outubro – foi o dia em que Cristóvão Colombo descobriu a América (em 1492). “Para a OSB é uma honra celebrar uma data tão importante junto com nossos parceiros do Governo Espanhol, que viabilizaram a vinda do maestro Cristóbal Soler e a mezzo-soprano Lorena Valero” – afirma Castellar.

A produção “Uma Noite de Espanha – Zarzuelas y El Amor Brujo” é uma parceria entre a Fundação OSB, a Acción Cultural Española, a Embajada de España en Brasil | Consejería Cultural, o Consulado General de España en Rio de Janeiro, o Instituto Cervantes e a Fundação Theatro Municipal do Rio de Janeiro – esta última que conta com o patrocínio Ouro da Petrobras.

SERVIÇO:
Uma Noite de Espanha – Zarzuelas y El Amor Brujo
Dia 27/10 (sábado), às 19h30 | Dia 30/10 (terça-feira), às 20h
Local: Theatro Municipal do Rio de Janeiro (Praça Floriano, s/nº – Cinelândia)
Classificação etária: Livre

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -