- Publicidade -

TEMPO_FESTIVAL da Praia de Copacabana às ruínas do Teatro Villa-Lobos

Publicado em:

Um dos mais importantes festivais internacionais do país, e o principal de artes cênicas do Rio de Janeiro, o TEMPO_FESTIVAL chega em 2018 à sua 9ª edição, de 19 a 28 de outubro. Neste ano, os curadores Bia Junqueira, Cesar Augusto e Márcia Dias apresentam trabalhos que espelham o AGORA, como ato de reflexão sobre permanecer presente na frágil cena cultural do Rio de Janeiro. Com participantes de nove países (Brasil, França, Uruguai, México, Colômbia, Polônia, Croácia, Suíça e Alemanha), o festival ativa o foco curatorial TEMPO_FESTIVAL: PRESENTE! Os cariocas serão convidados a vivenciar e construir uma relação poética com a cidade, interagindo com uma instalação-performance na praia de Copacabana, participando de residências artísticas e atividades formativas, assistindo a peças teatrais, processos, performances nacionais e internacionais que têm se destacado ao redor do mundo.

“Neste campo de instabilidade e luta, o TEMPO_FESTIVAL permanece PRESENTE. Em um jogo constante de forças, busca expandir-se, superar-se e juntar-se a outras forças, ocupando territórios de experimentação, de liberdade, de incerteza e de transformação”, diz Márcia Dias. Bia Junqueira completa: “O público vai entrar em contato com territórios subjetivos, simbólicos e espaciais. E, assim, constatar e pensar o presente – que contém passado e futuro. Obras que representam nossas dualidades: desejos e anseios obscuros, assim como nossa necessidade de afeto, de expansão, de equilíbrio, de diálogo. O TEMPO da escolha, do movimento, é o PRESENTE.”

Cesar Augusto ressalta que “apesar de a cultura estar extremamente fragilizada, o festival conseguiu apoios e parcerias de fundos internacionais. Assim, conseguimos engajar muitas pessoas e trazer uma programação internacional de qualidade, de diversos países, com três espetáculos da América Latina. Vamos apresentar no Studio Cabaret Voltaire mais de 20 projetos artísticos do RJ, SP e MG, além de 2 artistas suíços convidados. Transformamos o TEMPO_FESTIVAL presente, potente, criando possibilidades para um futuro melhor, mais promissor, apesar de todo esse cenário político-cultural que estamos atravessando.”

“Abrir o Festival Internacional da Cidade do Rio de Janeiro num dos pontos turísticos mais famosos do mundo, a praia de Copacabana, e encerrar nas ruínas do Teatro Villa-Lobos, no dia das eleições do segundo turno, é fazer o TEMPO_FESTIVAL: Presente! O espetáculo a única coisa que necessita uma grande atriz é uma grande obra e vontade de vencer, do México, nos diz que a única saída aparente é o teatro, e assim damos luz e foco ao Teatro Villa Lobos, com o objetivo de torná-lo ‘vivo’ para que possa ser devolvido para a nossa cidade. Com a instalação-performance a praia e o tempo, criamos uma ponte entre Brasil e a França, e o TEMPO_FESTIVAL estará presente na França em 2019”, diz Márcia Dias.

O TEMPO_FESTIVAL acontece em oito diferentes espaços: Praia de Copacabana, Oi Futuro, EAV – Parque Lage, Casa FIRJAN, SESC Copacabana, Sede das Cias, Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto e as ruínas do Teatro Villa-Lobos, que está desativado desde que pegou fogo, em 2011.

SERVIÇO
TEMPO_FESTIVAL 2018 – A PRAIA E O TEMPO
Praia de Copacabana Endereço: Posto 2
De 19 a 28 de outubro
Horários: Dia 19, às 21h / Sábados e Domingos, às 17h / Segunda a Sexta, às 19h
Entrada Gratuita

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -