- Publicidade -

ARTISTA PANMELA CASTRO FAZ NOVO GRAFITE EM DEFESA DA CAUSA NEGRA FEMININA

Publicado em:

Coroada pela rede CNN como a rainha do grafite brasileiro, a artista carioca Panmela Castro dá continuidade à sua trajetória de ativista social com um novo mural intitulado “Dororidade”, termo cunhado para designar a solidariedade entre as mulheres negras. De 1 a 15 de novembro, quem passar pelo Lavradio poderá acompanhar de perto a pintura do mural e tirar dúvidas com uma monitora que ficará de plantão explicando sobre o tema e outras curiosidades. O lançamento será dia 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, com um grande baile a céu aberto e uma exposição com obras assinadas pelas alunas do projeto AfroGrafiteiras (coordenado por Panmela), na Galeria Scenarium, parceira do evento.

A causa feminina é uma das principais marcas da arte de Panmela Castro que começou a carreira nas ruas e depois estendeu seus trabalhos para as galerias, utilizando não só as telas como seu corpo como forma de protesto. Em comum, o desejo de chamar a atenção para a violência doméstica e a questão da sororidade e do empoderamento feminino. O novo mural não foge ao tema e será pintado no lugar de uma antiga arte de Panmela, feita em 2014, em comemoração aos oito anos da lei “Maria da Penha”. A diferença é que dessa vez foca na dor das mulheres negras que, segundo pesquisas, são as que mais sofrem com o machismo. “Estatísticas mostram que a lei Maria da Penha trouxe resultados positivos, porém desiguais. Enquanto o índice de morte de mulheres brancas diminuiu, o das negras aumentou. Ou seja, as leis de políticas públicas acabam não chegando para essas mulheres pobres, de periferia, que são a base da pirâmide”, explica Panmela.

Segundo a artista, o mural é uma forma de homenagear essa parcela feminina da população que é a mais excluída de todos os processos. A inspiração veio da palavra “Dororidade”, nada mais que uma derivação da expressão “sororidade” (que define o apoio entre as mulheres), porém sob a perspectiva da dor da mulher negra. O desenho escolhido foi das “Irmãs Siamesas”, arte que Panmela vem fazendo em série e já foi pintada em Miami, Nova Iorque, Amsterdam, Berlim e São Paulo. “Vou fazer uma releitura do desenho das gêmeas siamesas, que representam mulheres irmãs, não de sangue, mas de ideias, grudadas pelo cabelo. Só que dessa vez elas serão negras”, revela a artista.

No dia 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, uma grande festa será armada na rua, de 16h às 20h, com participação das DJs Tamy e Kenya, além de shows da MC Ainá e MC Carol, a madrinha do mural. A festa vai marcar também o lançamento da exposição “AfroGrafiteiras”, no Rio Scenarium com 50 obras das alunas do projeto, além do videoclipe do rap “Dororidade” (Panmela Castro, Letícia Britto, Andrea Bak e Jlo Borges), dirigido por Sabrina Fidalgo e interpretado por Andrea Bak.

SERVIÇO:
MURAL DORORIDADE, por Panmela Castro
Inauguração: 20 de novembro, de 16h às 20h
Atrações: DJs Tamy e Kenya. Shows: MC Ainá e MC Carol. Exposição “AfroGrafiteiras”.
Local: Rua do Lavradio, Centro (altura do nº 20. Ao lado do Rio Scenarium).

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -