- Publicidade -

Escola Sesc promove o VII Festival Estudantil de Artes

Publicado em:

Expressar a diversidade da cultura brasileira e quebrar estereótipos associados às regionalidades é a proposta da VII Festival Estudantil de Artes – Brasilidade, alteridade e identidade. O evento promovido pela Escola Sesc de Ensino Médio acontece de 26 a 28 de novembro, no Espaço Cultural da instituição, em Jacarepaguá. Durante os três dias, o público poderá conferir apresentações de teatro, batalha de dança, música, poesia e ainda participar de oficinas de poesia e dança. Toda a programação é gratuita e aberta ao público.

“O projeto é uma mostra da pluralidade cultural da Escola Sesc e se baseia na experiência dos estudantes que são oriundos de diversos estados do Brasil. Os alunos da turma de Produção Cultural respondem pela organização e curadoria, enquanto os da turma de Assistente de Mídia são responsáveis pela criação da identidade visual”, destaca Leonardo Minervini, coordenador-geral de Cultura da instituição.

Na sétima edição, o Festival reunirá espetáculos representativos de diversas regiões do País. A força e a resistência das expressões da cultura popular do Pará, o sincretismo religioso, a miscigenação no Norte do Brasil e os mitos amazônicos estarão representados na Oficina de Carimbó, que abre o Festival no dia 26. Ministrada pela professora Bruna Cibely (PA), a oficina pretende que o espectador experimente novas referências de movimentos.

No mesmo dia entra em cena o espetáculo teatral “Hamelete – o Cordel”. Ao apresentar uma releitura da famosa peça shakespeariana com a estrutura de cordel, a obra ganha a versatilidade das formas e dos ritmos, minimizando o peso trágico, sem perder de vista o tom reflexivo. A peça é encenada pelo Grupo Careta, que transforma uma história trágica de traição em uma apresentação divertida.

O espetáculo “Dançando o Rio Grande do Sul” trata das origens das danças tradicionais do estado como valorização e preservação da cultura gaúcha. Coreografada pelo grupo TCHE, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a apresentação no dia 27 é uma oportunidade para conhecer as tradicionais danças reconhecidas como expressões artísticas e culturais dos gaúchos. Para encerrar o dia, sob a regência do maestro Laércio Diniz, acontece a apresentação da Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro. Durante o concerto, serão executadas obras de Villa-Lobos, Piazzolla, Lorenzo Fernandez, Schubert, Bizet e Grieg.

O último dia do evento contará com uma Oficina de Poesia Gaúcha, ministrada pela poetisa Liliana Cardoso (RS). Uma “Batalha de Danças” encerra a programação do Festival. A atração é um concurso de danças regionais para promover o intercâmbio entre manifestações artístico-culturais representadas na diversidade das danças regionais do Brasil como forró, funk, frevo, carimbó e samba.

Serviço
VII Festas: Brasilidade, alteridade e identidade
Período: 26 a 28 de novembro
Local: Escola Sesc de Ensino Médio – Avenida Ayrton Senna, 5677, Jacarepaguá, Rio de Janeiro
Evento gratuito
Informações: www.sesc.com.br

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -