- Publicidade -

Exposição “CORPOS INDÓCEIS” no Centro Cultural Cândido Mendes

Publicado em:

A artista Roberta Paiva, criou duas estações de montagem, estoque e o espaço para receber ganchos, chamados “espinha de peixe” por ambulantes quando estão repletos de balas para a venda em transporte público e nas ruas da cidade.

Durante a exposição que esta , na Galeria Cândido Mendes de Ipanema, os visitantes poderão retirar as balas, doces e outros produtos, para pendurarem nestes ganchos. A ideia é que se tornem uma grande escultura em constante mutação. Os baleiros e camelôs se revezam dia a dia para manter a instalação na Galeria Cândido Mendes.

Ao final da exposição, os ganchos com as balas serão levados para a rua do Rio de Janeiro. Roberta diz que ” é como uma representação das trocas sociais, numa proposta de se buscar relações mais doces”

Ao invés de se apropriar e levar para a galeria o que está pronto, os ganchos montados destes camelôs, a artista se apropria e leva para a galeria o conhecimento deles. Esses ganchos montados não se tratam só de um objeto escultórico, mas de um objeto que revela uma inteligência de poder criar situações de sobrevivência, de remuneração dentro de uma situação urbana caótica. É a aplicação de uma inteligência plástica adequada a uma realidade socioeconômica e cultural. Algo muito local e inteligente do ponto de vista estrutural e operacional. É o famoso “se vira malandro com inteligência”.No teto da galeria, para a obra em progresso, estarão pendurados ganchos com correntes “no osso” em ponto de espera, que serão montados durante todo o período da exposição, a ponto de virar uma grande escultura em constante mutação (adição e subtração acontecendo ao mesmo tempo), ocupando potencialmente, radicalmente, o espaço da galeria

Serviço:
Exposição CORPOS INDÓCEIS
Galeria de Arte Maria de Lourdes Mendes de Almeida – Centro Cultural Candido Mendes
Abertura: 06 de novembro de 2018, das 19h às 21h30
Visitação pública: 07 de novembro a 15 de dezembro
Rua Joana Angélica, 63 – Ipanema
Segunda a sexta, das 14h às 20h
Sábado das 16h às 20h
Entrada gratuita
No próximo dia 04 de dezembro, tem conversa com o crítico Paulo Sergio Duarte, a curadora Marisa Flórido, às 19h na Galeria Cândido Mendes

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -