- Publicidade -

Festival Internacional de Cinema de Arquitetura chega a sua 3° edição

Publicado em:

O 3° ARCHcine – Festival Internacional de Cinema de Arquitetura vai de 22 a 28 de novembro, no Rio de Janeiro. A programação contará com filmes nacionais e internacionais, nos mais diversos gêneros cinematográficos e que concorrem aos prêmios de Melhor Filme nas categorias Longa-metragem e Curta-metragem. Com o tema ‘Habitar’, o ARCHcine segue sua trilha pela reflexão em torno da cidade, do urbanismo e da arquitetura através do cinema.

O festival inicia sua 3ª edição no dia 22 de novembro, no IAB/RJ – Instituto de Arquitetos do Brasil (Beco do Pinheiro, 10 – Flamengo), que sediará a Sessão de Abertura do ARCHcine. Já entre os dias 23 a 27 de novembro serão realizadas as Mostras Competitivas, no CCJF – Centro Cultural Justiça Federal (Av. Rio Branco, 241 – Centro). A programação do ARCHcine conta ainda com uma sessão ao ar livre, no dia 26, realizada em parceria com o projeto Cine Mureta (Rua da Glória, 18 – Glória).

O bairro da Glória também sediará o Painel de Debates do festival, entre 23 e 25, na Casa de Estudos Urbanos (Rua da Glória, 18 – Glória). Completa a programação, a Sessão de Encerramento e Premiação, no Oi Futuro (R. Dois de Dezembro, 63 – Flamengo), dia 28 de novembro. Todas as atividades do festival têm entrada franca.

O tema ‘Habitar’ norteia grande parte da programação do ARCHcine, lançando luz a temas relacionados à habitações, moradias, déficit habitacional, disputa por espaço, uso do espaço urbano para moradia, dentre outros. Nesse sentido, está escaldo para a Sessão de Abertura o filme “Dispossession: A Grande Fraude da Habitação Social”, de Paul Sng (UK, 2017, Doc, 82 min). Trazendo um panorama dos últimos 30 anos das habitações sociais no Reino Unido, o filme revela como a habitação chegou ao topo da agenda pública no ano de 2017. O diretor do longa-metragem, Paul Sng, estará presente à Sessão de Abertura do 3º ARCHcine.

Duas importantes parcerias estão mantidas para o festival em 2018, são elas: Arquiteturas – Festival Internacional de Cinema e Arquitetura de Lisboa e Move Cine Arte. Enquanto o festival Arquiteturas, de Portugal, comparece com filmes internacionais, o Move Cine Arte, sediado em São Paulo, transcende o eixo curatorial do ARCHcine e apresenta filmes sobre arte e movimentos artísticos do Brasil e do exterior.

“Com o tema Habitar, a curadoria procurou buscar uma difusão audiovisual de histórias narradas no cinema que tratam de aspectos que envolvem a temática. Isso vai desde questões como a luta pela moradia, déficit habitacional e disputas de espaço no campo e na cidade. A importância do festival é dar visibilidade a essas questões do ponto de vista político, econômico e social e que envolvem o exercício da cidadania e a garantia de direitos no Brasil. A residência artística surgiu com o intuito de capacitar pessoas que não têm acesso a bens culturais ligados ao cinema. Com isso, a residência busca promover um intenso intercâmbio entre os residentes para que eles durante a imersão possam criar um projeto audiovisual que será exibido durante o festival. Já a mostra competitiva desse ano exibirá filmes nacionais e internacionais que permeiam a temática desse ano e que não estão presentes no grande circuito audiovisual tradicional. E a exibição ao ar livre é uma forma de se debater o uso do espaço público em busca de democratizar o acesso à cultura nesses espaços urbanos”, afirma Diogo Leal, um dos curadores do festival.

O 3º ARCHcine – Festival Internacional de Cinema de Arquitetura é uma realização do IBEFEST – Instituto Brasileiro de Estudos de Festivais Audiovisuais e da Casa Coisa Design, com direção e curadoria de Aline Pereira e Diogo Leal.

SERVIÇO:
3º Archcine- Festival Internacional de Cinema de Arquitetura
Data: 22 a 28 de novembro
22 de novembro: Sessão de Abertura, às 20h | IAB/RJ – Instituto de Arquitetos do Brasil (Beco do Pinheiro, 10 – Flamengo)
23 a 27 (exceto dia 26): Mostras Competitivas | CCJF – Centro Cultural Justiça Federal (Av. Rio Branco, 241 – Centro)
26 de novembro: Sessão ao ar livre | Rua da Glória, 18 – Glória
23 a 25 de novembro: Painel de Debates | Casa de Estudos Urbanos (Rua da Glória, 18 – Glória)
28 de novembro: Sessão de Encerramento e Premiação | Oi Futuro (R. Dois de Dezembro, 63 – Flamengo)
Entrada Franca (sujeita à lotação da sala)

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -