- Publicidade -

Festival Novas Frequências chega a sua 8° edição

Publicado em:

A 8ª edição do Festival Novas Frequências, principal evento internacional de música experimental e explorações sonoras da América do Sul, acontece entre os dias 03 e 09 de dezembro, no Rio de Janeiro. A programação acontece em diversos locais da cidade e reúne 21 atrações de 8 países diferentes em atividades que incluem shows, performances, instalações sonoras, palestras, projetos comissionados e site specific.

O  festival se espalha pela cidade, ocupando dez espaços com a sua programação: Oi Futuro no Flamengo, Lab Oi Futuro, Teatro XP Investimentos, MAR – Museu de Arte do Rio, Teatro Ipanema, Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto, Teatro Odisséia, Gamboa 345, Aparelho e Manouche.

Considerado um dos três melhores eventos de cultura do país segundo o Prêmio Bravo 2016!; apontado em 2016 e 2017 como um dos melhores festivais do mundo (e o principal evento de vanguarda brasileiro) pela plataforma internacional Resident Advisor; e eleito o Melhor Festival do Rio de acordo com o Prêmio Noite Rio 2013, o Novas Frequências traz como tema o “infinito”. Segundo o curador Chico Dub, “o numero 8 é cheio de simbologia: significa Jesus Cristo no Cristianismo, é o número da sorte na China, universalmente considerado o símbolo do equilíbrio cósmico e da justiça. No momento de pensar a programação artística, foi impossível não criar uma associação com o 8 deitado, que também simboliza o infinito. Para um festival que busca não ter limites como o Novas Frequências, a conexão já nasceu pronta.”

Continuando a montar o álbum de figurinhas da história da música experimental mundial, a 8ª edição do Festival Novas Frequências apresenta três gigantes de uma vez só – dois deles com passagens inéditas não só pelo Brasil como toda a América do Sul. Sob uma constelação de pseudônimos e selos, o alemão Basic Channel, de Moritz von Oswald e Mark Ernestus, se transformou em lenda nos anos 90 ao unir techno, house, dub e ambient em uma espécie de música que ninguém jamais havia feito antes: Kingston, Detroit e Berlim conversando em três vias simultâneas no tempo e no espaço. Ícone da cena underground japonesa, o multi-instrumentista Keiji Haino representa a pedra fundamental da ponte entre o free jazz e o noise rock, e é um campeão da performance em detrimento da técnica. Haino compara sua criação de som a oração, incessantemente alcançando o infinito. Fennesz é uma figura chave no mundo da música eletrônica. Inspirando-se primeiramente no techno e na sonoridade do selo Editions Mego, este austríaco combina computadores com seu instrumento favorito, a guitarra. Assim como o melhor drone, estilo de música minimalista que evidencia o uso de sons sustentados ou repetidos, sua música oferece um vislumbre fugaz do eterno.

Uma parte relevante da 8ª edição é dedicada a projetos comissionados, ou seja, propostas criadas especialmente para o festival. A partir de seus estudos sobre compilados de gestos ou motivos recorrentes na produção fonográfica de um artista, Henrique Iwao vai desenvolver um trabalho inspirado nos 50 anos da Tropicália, movimento que certamente será homenageado para sempre no Brasil e no mundo. Por meio de gravações dos sons produzidos pelos motores de diferentes automóveis, graves/ruídos e batidas de pinos, a artista multimídia e designer de sons Stefanie Egedy irá apresentar o conflito de um cenário de uso de combustível de baixa qualidade. Depois de quatro anos, J.-P. Caron retorna ao Novas Frequências – só que desta vez para um solo. Seu trabalho Circuitos Simultâneos consiste em loops de fita com trechos sonoros gravados e performance ao vivo. Eduardo Manso & Rafael Meliga, dois importantes artistas da cena underground/experimental carioca, tocam juntos pela primeira vez em um set de guitarra e eletrônicos preparando o terreno para o austríaco Fennesz.

SERVIÇO:
8ª edição do Festival Novas Frequências
Data: 3 e 9 de dezembro
Local: Teatro XP, Solar dos Acabaxis, MAR, Espaço Cultural Sérgio Porto, Teatro Ipanema, Oi Futuro Flamengo, A Gentil Carioca, Aparelho, Manouche, Labsonica
Programação: www.novasfrequencias.com

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -