- Publicidade -

“MERCEDES” NA CAIXA CULTURAL RIO DE JANEIRO

Publicado em:

A CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresenta, de 9 a 20 de novembro, o espetáculo teatral Mercedes. O trabalho de estreia da Cia. Emú de Teatro Negro mistura teatro, dança, música, literatura, expressões populares e elementos do patrimônio cultural brasileiro para contar a história da bailarina Mercedes Baptista (1921-2014), uma das maiores representantes da cultura afro-brasileira no mundo e primeira bailarina negra do Theatro Municipal. Além de apresentações de sexta-feira a domingo, haverá uma sessão especial na terça-feira do feriado de 20 de novembro, Dia da Consciência Negra.

Bailarina de formação erudita, pioneira da dança moderna brasileira e principal responsável pela disseminação das alas coreografadas do carnaval carioca, Mercedes Baptista se tornou uma das maiores artistas negras do Brasil ao conectar sua formação clássica aos conhecimentos das danças de matriz africana. Os trabalhos documentais sobre a vida da bailarina, entretanto, ainda são poucos. “A montagem marca o primeiro registro em caráter dramatúrgico de um dos mais importantes nomes da dança brasileira”, ressalta Sol Miranda, idealizadora do espetáculo Mercedes.

As pesquisas para a produção da peça começaram em 2012, com o aval da própria bailarina. “Todo o material relacionado à sua biografia, incluindo o acervo de imagens, foi liberado para a criação artística do projeto”, conta Sol Miranda. “A dramaturgia resultou de um processo de improvisação de cenas, com a utilização de múltiplas linguagens e baseando-se em materiais disponíveis sobre a obra de dona Mercedes Baptista.” Depois de estrear em 2016, o espetáculo participou de mostras como a Benjamin de Oliveira, em Belo Horizonte (MG), e a Olonadé, da Cia dos Comuns, no Rio de Janeiro (RJ).

Serviço:
Espetáculo teatral Mercedes
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Teatro de Arena (Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro – Metrô e VLT: Estação Carioca)
Data: De 9 a 20 de novembro de 2018 (sexta-feira a domingo; haverá uma sessão especial na terça-feira do feriado do Dia da Consciência Negra)
Horário: 19h
Ingressos: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia). Além dos casos previstos em lei, clientes CAIXA pagam meia
Bilheteria: de terça-feira a domingo, das 13h às 20h
Duração: 70 min
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 12 anos
Capacidade: 226 lugares (mais 4 para cadeirantes)
Acesso para pessoas com deficiência

Oficina de dança afro-brasileira e dança afro-contemporânea, com Charles Nelson e Fábio Batista
Local: Teatro de Arena
Data: 10, 11, 16, 17, 18 e 20 de novembro de 2018
Horário: 16h30 às 18h
Duração: 1h30
Atividade gratuita
Inscrições: Pelo e-mail contato@grupoemu.com
Público-alvo: Bailarinos, atores e artistas com conhecimentos em dança

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -