- Publicidade -

Palestra com o jornalista francês Alain Kruger sobre gastronomia e cinema no Le Cordon Bleu Rio

Publicado em:

Nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro, a escola de gastronomia Le Cordon Bleu, inaugurada em outubro deste ano no Rio de Janeiro, vai ser palco de dois eventos que celebram a gastronomia sob diferentes aspectos – através do cinema e da literatura. Na sexta-feira, 30, o Instituto recebe a palestra do jornalista francês Alain Kruger sobre a relação das pessoas com a gastronomia, analisada a partir de trechos de filmes, e no sábado, 1, abre as portas para o lançamento do livro Menu Saveurs de France, de autoria dos franceses David Jobert, chef com dois restaurantes na cidade – “L’Atelier du Cuisinier” e “Le Bistrot du Cuisinier” – e Dominique Boyer, professor de francês radicado no Brasil. Os eventos contarão com aulas-demonstração de receitas, degustações e tour pelo Le Cordon Bleu.

Alain Kruger é jornalista especializado em gastronomia e cinema e atualmente comanda o programa de rádio francês “On ne parle pas la bouche pleine!” (“Não se fala de boca cheia!”), transmitido pela rádio France Culture, onde realiza entrevistas com os seus convidados sempre com temas gastronômicos como pano de fundo. Ele leva a proposta ao Le Cordon Bleu de fazer um paralelo entre sociedade e gastronomia, usando para isso, cenas de filmes franceses de gêneros diversos, como dramas, comédias e romances, ligados, de alguma maneira, ao universo gastronômico.

A palestra acontece no dia 30 de novembro, às 19h.

David e Dominique se uniram pelo interesse pela cozinha francesa em sua aplicação na culinária brasileira, e resolveram cruzar seus olhares e escrever um livro original, Menu Saveurs de France, que relata a formação histórica de pratos do país europeu. Dominique é autor do livro Galicismos, de 2015, que fez emergir a origem dos nomes de pratos de origem francesa adotados no Brasil: todo mundo conhece a palavra purê, mas ninguém sabe que provém da ideia de “pureza”; todo mundo gosta do suflê, mas não sabe que provém do verbo “soprar”; todo mundo aprecia o “kir”, mas ninguém sabe que é o sobrenome de um famoso prefeito de Dijon. Já o Chef David Jobert, destaca, no livro, a partir de sua experiência, o essencial para que estes pratos sejam bem preparados, levando em conta a cultura gastronômica brasileira. As explicações dos dois parceiros fazem o leitor viajar através das diferentes regiões francesas, assim como os diferentes séculos, enquanto as ilustrações do artista plástico carioca Tiago Carva acrescentam bom humor à proposta.

O lançamento do livro acontece no dia 1 de dezembro, em dois turnos: 11h e 15h.

Serviço
Palestra com o jornalista francês Alain Kruger sobre gastronomia e cinema
Dia: 30 de novembro
Hora: 19h
Local: Le Cordon Bleu Rio de Janeiro (Rua da Passagem, 179 – Botafogo)
Entrada gratuita
Inscrições pelo site: https://www.cordonbleu.edu/rio-de-janeiro

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -