- Publicidade -

Relatos do Front: Uma análise pluralista da violência no RJ

Publicado em:

Por décadas a questão mais abordada na história do Rio de Janeiro é a segurança pública. Por todo Brasil a violência do fluminense é conhecida, e alvo de análise do documentário Relatos do Front, que aborda todos os lados dessa guerra que a população fluminense vive. Da população pobre e negra que sofre e morre, e dos policiais que matam e morrem.

A abertura do filme é um lamento, na realidade, apenas a câmera cobrindo um confronto entre policiais e bandidos, que resultam em morte. Tudo sendo conduzido por um coral muito melancólico, que dá o respaldo do propósito dessas cenas, servir de lamento. A direção de Renato Martins se mostrou primorosa tanto nessa questão do uso de trilhas pra direcionar os sentimentos, quanto as outras partes mais técnicas, como enquadramento das entrevistas e a própria montagem do longa.

O pluralismo é muito presente, os múltiplos pontos de vista que existem no ambiente da violência, no qual não há apenas um culpado. Se demonstra como a população pobre e de favela sofre sendo perseguida como os velhos escravos eram, a favela é o novo quilombo. E os policiais são doutrinados a serem os Capitães do Mato, os Cães de Guerra, que a Sociedade acha que eles têm que ser. O documentário tira a culpa dos indivíduos, e a direciona para o Estado, ou melhor, para a Sociedade, pois ela é a verdadeira culpada.

A obra se encerra com o questionamento de quem lucra com esses anos todos de violência sendo respondida com mais violência ainda. Porque se é isso que a sociedade exige e ao mesmo tempo crítica, ela está doente. Quem lucra? Não são os moradores da favela, nem os policiais, nem os moradores comuns, mas o Poderosos, aqueles que matam com um movimento da caneta.

Mais Notícias

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -