- Publicidade -

TopShopping recebe o 1º Festival de Artes Negras de Nova Iguaçu

Publicado em:

O TopShopping, em parceria com a Fundação Educacional Cultural de Nova Iguaçu (FENIG), realiza o 1º Festival de Artes Negras de Nova Iguaçu, que apresentará duas exposições de fotografias, que visam a valorização das manifestações culturais afro-brasileiras, proporcionando a reflexão sobre o combate ao racismo, promoção da igualdade, cidadania e diversidade.

Inspirado no I Festival de Artes Negras dos anos 60, que aconteceu em Dakar, no Senegal – o evento simbolizava a luta do movimento negro pela afirmação de sua identidade cultural –, a edição que será apresentada no TopShopping exaltará a cultura afro-brasileira através dos olhos dos fotógrafos Jorge Ferreira e Januário Garcia, que traz pela primeira vez no Brasil sua exposição fotográfica “Diásporas Africanas na América do Sul: uma ponte sobre o Atlântico”.

Januário Garcia traz 23 fotografias de comunidades negras de sete países sul-americanos. Com lançamento na Nigéria, a exposição “Diásporas Africanas na América do Sul: uma ponte sobre o Atlântico” percorreu diversos países, teve prestigio internacional.

Januário é um consagrado fotojornalista e autor de capas de discos de artistas, como: Tom Jobim, Caetano Veloso, Chico Buarque, Fafá de Belém, Maria Bethânia, Tim Maia, entre outros. Formado pela International News Cameramen Association, com estágio no Studio do fotógrafo Georges Racz, é militante do Movimento Negro e foi Presidente do Instituto de Pesquisas das Culturas Negras do IPCN.

Enquanto a primeira exposição aborda a resistência cultural africana em uma visão continental, a exposição “Entre (Ir)Mãos”, de Jorge Ferreira, demonstra como essas influências se mantém vivas e pulsantes no Rio de Janeiro, dando um destaque para personagens e manifestações culturais de Nova Iguaçu. São 11 fotografias que contam uma história de luta e afirmação dos povos negros, desde uma senhora, dona de casa, moradora de Nova Iguaçu, até o Rei de Ifé em sua visita ao Rio de Janeiro.

O 1º Festival de Artes Negras de Nova Iguaçu acontece no 2º piso – expansão (em frente a Sniper) e vai até o dia 30 de novembro.

O TopShopping está localizado na Av. Governador Roberto Silveira 540, Centro – Nova Iguaçu. Telefone: (21) 2667-1787.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -