- Publicidade -

2ª MOSTRA SESC NACIONAL DE CINEMA

Publicado em:

No próximo dia 9 de dezembro serão anunciados os oito destaques da segunda etapa da Mostra Sesc de Cinema. A cerimônia de premiação será realizada no Rio de Janeiro, contemplando oito categorias: ‘roteiro’, ‘direção’, ‘filme’, ‘direção de fotografia’, ‘direção de arte’, ‘direção de elenco’, ‘montagem’ e ‘desenho de som’. O público terá oportunidade de conhecer antecipadamente os 34 filmes que compõem a etapa nacional e torcer por seus favoritos. Os 27 curtas e sete longas-metragens serão exibidos gratuitamente no Sesc Tijuca, na semana de 4 a 9 de dezembro.

A Mostra Sesc de Cinema promove a difusão da produção cinematográfica brasileira que não chega ao circuito comercial de exibição. “Com mais este evento o Sesc cumpre importante função de estimular a democratização do acesso à Cultura. É muito gratificante contribuir para que artistas e cineastas de todo o país mostrem seus trabalhos ao grande público”, afirma Marco Aurélio Lopes Fialho, analista de Cultura do Departamento Nacional do Sesc, ressaltando ainda que as cinco regiões do país estão representadas na Mostra: “Exibiremos quatro filmes do Norte, seis do Centro-Oeste, sete do Nordeste, oito do Sul e nove do Sudeste”, reforça Fialho.

Na abertura da Mostra, dia 4, serão exibidos cinco curtas-metragens, um de cada região do país: Metempsicose (Norte), animação que apresenta um mundo devastado pelas mãos do homem; Vesti La Giubba (Centro-Oeste), filme inspirado na ópera Pagliacci, de Ruggero Leoncavallo; Galeria da Rua (Nordeste), documentário que aborda pixo e grafite sob a perspectiva daqueles que se expressam pelas paredes e muros da cidade; Flecha Dourada (Sul), documentário sobre os lutadores do grupo Golden Flecha; e Lençol de Inverno (Sudeste), sobre um coveiro na cidade grande que retorna à cidade natal para enterrar o pai e precisa revisitar fantasmas da juventude.

Ao longo da semana as sessões serão compostas por curtas agrupados por regiões, sempre a partir das 16h. Para o público infanto-juvenil as sessões de curtas serão no fim de semana, a partir das 15h. No sábado, 8/12, a Mostra Sesc exibe O Menino Leão e a Menina Coruja (Centro-Oeste); Metamorfose (Sudeste); Médico de Monstro (Sudeste) e No Caminho da Escola (Sudeste). Já no domingo, 9/12, será a vez de Òrun Àyié – A criação do Mundo (Nordeste); Nham-Nham, A Criatura (Sul) e Garoto VHS (Sul).

A exibição dos longas-metragens começa na quarta-feira, 5/12, às 18h30, com O Sol Nasceu Para Todos (Centro-Oeste). O filme retrata a história de uma das maiores comunidades da América Latina, Sol Nascente. No mesmo dia, às 20h, será exibido Desvios (Sul), um thriller psicológico que conta a história de um criminoso que põe à prova sua sanidade mental. Na quinta-feira, 6/12, às 18h30, tem sessão de Leste-Oeste (Sul), sobre um ex-piloto de kart que volta a sua cidade natal após 15 anos distante para disputar uma última corrida. Às 20h, o público poderá conferir Lamparina da Aurora (Nordeste), uma ficção experimental sobre o tempo protagonizada por um casal de idosos.

A programação inclui ainda os seguintes documentários: na sexta-feira, 7/12, às 20h, Aurora 1964 (Nordeste) joga luz sobre a ditadura; no sábado, 8/12, às 18h30, Escolas em Luta (Sudeste) fala sobre ocupações estudantis que ocorreram em São Paulo, em 2017, e o poder das redes sociais; e no mesmo dia, às 20h, Baronesa exibirá o cotidiano de duas vizinhas que vivem em um bairro na periferia de Belo Horizonte.

A 2ª Mostra Sesc de Cinema teve 1.061 filmes inscritos, sendo 952 curtas e 109 longas. A escolha das obras que compõem a exibição nacional foi feita por profissionais do Sesc. Já a seleção dos destaques, que serão premiados no dia 9, ficou a cargo de e uma comissão formada por especialistas externos referências nas áreas de cultura e cinema: a crítica Maria Castanho Caú, graduada em Cinema pela UFF e doutora em Literatura pela UFRJ; Clementino Luiz de Jesus Junior, cineasta e educador, dourando em Educação na UNIRIO, e a cineasta Milena Manfredini, estudiosa de Antropologia da Arte e da Cultura (PUC Rio), Direção Cinematográfica (Escola de Cinema Darcy Ribeiro) e Artes Visuais (Escola de Artes Visuais do Parque Lage).

SERVIÇO
2ª MOSTRA SESC NACIONAL DE CINEMA
ABERTURA, SEGUIDA DE EXIBIÇÃO DE CURTAS
Data|Horário: 4 de dezembro, terça-feira, às 18h30
Local: Sesc Tijuca (Rua Barão de Mesquita, 539)

SESSÕES
Data: 5 a 9 de dezembro – 4ª feira a domingo
Sessões: 15h, 16h, 18h30 e 20h
Entrada franca
Confira a programação completa: http://www.sescrio.org.br/programacao/2ª-mostra-sesc-de-cinema

PREMIAÇÃO DOS DESTAQUES
Data: 9 de dezembro, domingo
Hora: 18h30
Local: Sesc Tijuca (Rua Barão de Mesquita, 539).

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -