- Publicidade -

Espetáculos adaptados de Nelson Rodrigues e Svetlana Aleksiévitch têm apresentação gratuita na Oficina Social de Teatro

Publicado em:

No próximo dia 15 de dezembro, a Oficina Social de Teatro realizará apresentações especiais dos espetáculos “Fakenelson”, adaptação de “A vida como ela é”, de Nelson Rodrigues, e “Últimos Filhos da Guerra”, adaptado da obra de Svetlana Aleksiévitch, “As Últimas Testemunhas”. Os espetáculos terão entrada gratuita.

Às 11h, é a vez de “Fakenelson”, adaptação feita pelo professor e diretor Thales Coutinho, que trabalhou em cima das quase duas mil histórias de amor publicadas na coluna de Nelson Rodrigues no jornal Última Hora entre 1951 e 1961. Em uma cidade conservadora, em que o casamento era um grande pilar familiar, a maioria das narrativas de Nelson circulava em torno do tema da infidelidade feminina.

Com este espetáculo, o diretor busca compreender as imagens do feminino, do masculino, do casamento e do amor produzidas pela narrativa de Nelson. “Justamente porque a infidelidade feminina pertencia, nesse período, à esfera da vergonha, do tabu e da polêmica, as histórias de “A vida como ela é”, que davam publicidade ao assunto, apresentam muitos elementos que nos permitem analisar os significados atribuídos ao feminino, ao masculino e às relações amorosas. Alguns fatores demonstram porque essas histórias são um meio privilegiado para pensarmos sobre o imaginário social a respeito das relações amorosas e sobre os discursos de gênero”, explica o diretor Thales Coutinho.

Já às 17h30 será apresentado o espetáculo “Últimos Filhos da Guerra”, adaptação de Danuza Formentini da obra “As Últimas Testemunhas”, de Svetlana Aleksiévitch. Este espetáculo propõe uma visão única da Segunda Guerra Mundial, testemunhada pelas crianças que viviam em orfanatos e não por soldados, políticos ou historiadores – os narradores mais sinceros e, simultaneamente, mais injustiçados.

“É muito importante trazer a tona a visão dessas crianças que perderam tudo, menos suas memórias. Independente da geração, fazer essa visita ao passado é essencial para que possamos construir um futuro consciente, para que os erros não se repitam.”, destaca a diretora Danuza Fomentini.

Todas as histórias apresentadas em “Últimos Filhos da Guerra” são baseadas em fatos reais e relatos de 101 crianças que viveram nos orfanatos da URSS durante a Segunda Guerra Mundial, mas têm pitadas de fantasia e imaginação, sendo assim um espetáculo destinado a toda a família.

SERVIÇO:
FAKENELSON – 11h – Classificação etária: 16 anos
ÚLTIMOS FILHOS DA GUERRA – 17h30 – Classificação etária: livre
15 de dezembro de 2018 (sábado)
Local dos Espetáculos: Rua Saldanha Marinho, 14, Centro, Niterói
Ingressos: grátis

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -