- Publicidade -

MONUMENTO ESTÁCIO DE SÁ OFERECE EXPOSIÇÃO GRATUITA “ANCESTRALIDADE URBANA”

Publicado em:

Até 6 de janeiro, os cariocas e os turistas que visitam a nossa cidade poderão conferir a “Exposição Ancestralidade Urbana”, do artista plástico Jacques Cigarra. A mostra – que é totalmente gratuita – acontecerá de terça a domingo, das 9h às 17h, no Centro de Visitantes Monumento Estácio de Sá, no Flamengo. Segundo Rodrigo Cid curador do evento, os trabalhos de artes visuais buscam reunir o espírito primitivo (ancestral) do ser humano com a cultura contemporânea underground, expressa, sobretudo, pelo grafite. Por meio do seu programa de Responsabilidade Social no pilar da Cultura, a Estácio é parceira da RIOTUR, sendo responsável pela curadoria do Centro de Visitantes do Monumento Estácio de Sá.

Os visitantes vão conhecer 21 obras, entre desenhos e pinturas em diversos suportes: seis em papéis emoldurados e 15 painéis de eucatex ou mdfs com chassis. Foram utilizados nestes trabalhos vários recursos, como tinta látex, acrílica, guache, spray, cola, argila, pó de café, caneta esferográfica e colagens. A linguagem de Jacques Cigarra é profundamente influenciada pela cultura punk, pelo hip-hop e por nomes já consagrados como Basquiat, Keith Haring, A. R. Penck, entre outros artistas do grafite.

Cigarra possui uma identidade idiossincrática, que nos permite seu reconhecimento em qualquer uma de suas obras. Ele nasceu em Ponte Nova, MG, e, atualmente, estuda Letras pela Universidade Federal de Ouro Preto e reside em Mariana. Em 2008, lançou o livro de poemas “Um litro de letras”, produção independente na FIEMG/OP. O artista publica constantemente seus poemas em livros e periódicos brasileiros e europeus. Participou na produção geral do disco de Rap “Fechando O Corpo”, do cantor Djonga, e colaborou na produção estética dos poemas do livro “200 mil paçocas e infinitas poesias”, do Poeta e Rapper Felipe Arco. Foi também fundador e jurado da batalha de rap “Batalha das Gerais” em Mariana MG; e compôs músicas e letras com Luiz Dias, José Carlos Daniel e Davi Primavera. Foi assistente do artista plástico Ayrton Pyrtz. Desenha e pinta desde 2007. Possui um conjunto amplo de trabalhos expostos e vendidos em redes sociais e outros meios alternativos.

SERVIÇO:
Local – Centro de Visitantes do Monumento Estácio de Sá
Endereço – Avenida Infante Dom Henrique, s/n, subsolo – Aterro do Flamengo – RJ
Evento – Exposição Ancestralidade Urbana, de Jacques Cigarra
Entrada franca
Data – Até 6 de janeiro
Dias e Horário – terça a domingo, das 9h às 17h

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -