- Publicidade -

Mulheres na Coleção MAR apresenta: Odiolândia, de Giselle Beiguelman

Publicado em:

Como parte da programação da exposição Mulheres na Coleção MAR, o Museu de Arte do Rio, sob a gestão do Instituto Odeon, apresenta em 12 de dezembro o projeto Odiolândia, de Giselle Beiguelman.

Iniciado em 2017, o trabalho compila reações publicadas na Internet sobre acontecimentos recentes que mobilizaram o país. No auditório do MAR, a artista fará a 1º leitura performática do inédito “Odiolândia: Marielle Franco”, elaborado com base nos comentários a respeito do assassinato da vereadora Marielle Franco e de seu motorista, Anderson Gomes, em março deste ano. Tais manifestações revelam um tecido social contaminado pela cultura do ódio e pelo preconceito racial, social e de gênero.

Em seguida, Beiguelman exibirá a primeira parte do projeto, o vídeo “Odiolândia” (2017), pensado durante o acompanhamento das postagens sobre as ações policiais realizadas na área da cidade de São Paulo conhecida como Cracolândia.

“Isso foi a matéria prima da minha instalação. A culpabilização das vítimas, o desejo de ver os mesmos destinos trágicos expandidos a outras minorias, como migrantes nordestinos, gays e sem-terra, é recorrente. A demanda pela liberação do porte de armas, a pena de morte, a intervenção militar repete-se como um mantra capaz de solucionar tudo”, explica Giselle Beiguelman.

Ao fim das apresentações, haverá roda de debate entre a artista, Eliana Sousa e Silva e Eduardo de Jesus.

Programação
– 1ª leitura performática de Odiolândia: Marielle Franco
Neste trabalho inédito, a artista lê uma seleção de comentários sobre a morte da vereadora Marielle Franco e de seu motorista, Anderson Gomes.

– Exibição da obra Odiolândia (2017)
Instalação incorporada recentemente ao acervo do MAR, que compila reações do público à violenta operação realizada na cracolândia de São Paulo em 2017.

– Mesa de conversa com a artista Giselle Beiguelman
Debatedores: Eliana Sousa Silva e Eduardo de Jesus

Para mais informações, entre em contato pelo telefone (55 21) 3031-2741 ou acesse o site www.museudeartedorio.org.br.  O MAR fica na  Praça Mauá, 5 – Centro.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -