- Publicidade -

“A Vinda do Messias” no Sesc Tijuca

Publicado em:

Dia 08 de Fevereiro estreia o espetáculo “A Vinda do Messias”, com Mariana Consoli, sob direção de Isabel Cavalcanti. Primeiro texto de Timochenco Wehbi, escrito em 1970, ganhou, no mesmo ano, o Prêmio de “Melhor Autor da Associação de Críticos Teatrais”, despontando no cenário teatral paulista. Neste solo, acompanhamos a trajetória de Rosa Aparecida, uma costureira solitária que vive isolada num centro urbano. Rosa vive no limite entre o real e o imaginário. A brutal carência afetiva que marca sua existência faz com que idealize um amante ideal, a quem ela chama de Messias. Messias é o esperado que nunca chegará.

À medida que suas fantasias se deparam com a ameaça da concretude da realidade cotidiana, Rosa reinventa sua verdade e sobre ela sustenta sua maneira de existir. Ela é uma figura patética, tragicômica, desarmada e impotente ante o mundo real, e para poder existir, projeta sobre este mundo seu próprio mundo, filtrado por fantasias, devaneios e aspirações. No confronto entre estes dois mundos, Rosa vê sua individualidade dilacerada. Ela sucumbe ao empreender uma luta individual pela sobrevivência emocional.

Essa relação entre o homem e seus mundos, reais e projetados é enredo e força motriz do espetáculo, servindo também como pulsão para a encenação. Escrito há quase 50 anos atrás, o texto é o documento de uma época que ainda apresenta ressonâncias no Brasil de 2019.

Monólogo premiado de Timochenco Wehbi, “A Vinda do Messias” enfoca a ambiguidade dos sonhos da pobre costureira Rosa, uma mulher solitária, vinda do interior, que para não sucumbir à solidão e ao desespero, almeja Messias, um homem e também, metaforicamente, a divindade. Rosa constrói as imagens de seu amante através de fragmentos extraídos de ídolos dos meios de comunicação de massa, do rádio, do cinema e da televisão. O sonho, a espera, a solidão e a sobrevivência, formam o universo desta comovente figura feminina.

SERVIÇO
“A Vinda do Messias”
Temporada: 08 a 24 de Fevereiro de 2019
Horário: Sextas, sábados e domingo, às 19h
Local: SESC TIJUCA – TEATRO 2 (Rua Barão de Mesquita, 539 – Tijuca – Rio de Janeiro – RJ)
Funcionamento da bilheteria: 07h às 20h30
Classificação indicativa: 12 anos
Duração: 50 min.
Lotação: 50 lugares

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -