- Publicidade -

Baseada na obra de Eugène Ionesco, “Os Javalis” chega ao Teatro Glaucio Gill

Publicado em:

Com dramaturgia de Gil Vicente Tavares, o espetáculo “Os Javalis” estreia em 10 de janeiro no Teatro Glaucio Gill para curta temporada de quatro semanas. Livremente inspirada no clássico “O Rinoceronte”, de Eugène Ionesco, a peça trata de questões sociais de maneira irreverente e contemporânea.

Dirigida por Emiliano d’Avila, a montagem é marcada pelo ritmo intenso e pelos momentos de humor, que vão do ácido ao patético, e surpreende ao confrontar dois personagens — vividos pelos atores Lucas Lacerda e Junior Vieira — expondo-os de maneira absurda e extraordinária às mais diversas condições: dúvida, insegurança, loucura, medo e solidão.

Em cena, um homem solitário tem sua casa invadida por um pretenso vendedor que, desesperado, anuncia o fim da humanidade que, segundo ele, foi devastada por javalis. Inicialmente desacreditado, o dono da casa começa a ser levado pelo discurso do vendedor e por eventos estranhos que acontecem em sua casa. A trama é conduzida por uma potencial ameaça que vem de fora, mas que em momento algum se revela ou é confirmada. Desconstruindo e edificando questões, essa situação entre tensão e humor é o estopim para as transformações que encaminham ambos os personagens a caminhos surpreendentes.

A concepção da direção é fortemente influenciada pelo cinema noir, projetada por elementos da iluminação de Fábio Espírito Santo e de João Gioia, além do cenário de Nello Marrese, que assina também o figurino, com referenciais contemporâneos. A trilha sonora Ricco Viana foi composta especialmente para a montagem, com inspiração em filmes de ação.

Para o ator Lucas Lacerda, que também assina a direção de produção de “Os Javalis”, aponta que o texto questiona a evidente histeria de ideias, notícias falsas e ameaças que culminam na perda de referências e identidade do ser humano. “A invasão dos javalis é uma grande metáfora do que estamos vivendo hoje em dia. Essa ideia caótica, e ao mesmo tempo absurda, coloca em questão a disseminação de ideias falsas que faz com que duvidemos até de nossas próprias crenças”, conclui. Em consonância, o ator Junior Vieira acredita que “a violência está na invasão do outro, na palavra manipulada e nas ideias deturpadas sobre a fragilidade de cada um”, completa.

SERVIÇO
“OS JAVALIS”
Temporada: 10 de janeiro a 1º de fevereiro – quinta e sexta, às 21h
Local: Teatro Glaucio Gill – Praça Cardeal Arco-Verde s/n, Copacabana.
Classificação: 12 anos.
Capacidade: 100 lugares.
Duração: 60 min.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -