- Publicidade -

CAIXA Cultural recebe mostra com retrospectiva de Joaquim Pinto e Nuno Leonel

Publicado em:

A CAIXA Cultural Rio de Janeiro recebe, de 15 a 27 de janeiro de 2019, a retrospectiva Lembrando Joaquim Pinto e Nuno Leonel, com a exibição de todos os filmes desses dois premiados cineastas portugueses. São sete longas e oito curtas-metragens, entre ficções, documentários e animações. A abertura contará com palestra do curador da mostra, o cineasta, crítico cinematográfico e jornalista Aristeu Araújo.

Joaquim Pinto e Nuno Leonel são figuras conhecidas no cinema português desde os anos 1980. Antes de assinar seus próprios filmes, Joaquim foi engenheiro de som em obras de nomes como Manoel de Oliveira, Raul Ruiz, Werner Schroeter e André Techiné. Já Nuno começou a sua carreira no cinema aos 16 anos, passando por funções como animador, operador de máquina de trucagem e assistente de décors. Desde 1997, quando se tornaram um casal, praticamente todos os filmes de Joaquim e Nuno foram feitos em conjunto. A retrospectiva vai exibir tanto as obras realizadas em parceria quanto as assinadas por apenas um deles.

“A mostra é um movimento de aproximação necessário a esses filmes tão singulares e um ato de justiça a uma dupla de cineastas que precisa ser posta à luz do grande público”, afirma Aristeu Araújo. Os realizadores começaram a ser mais conhecidos no Brasil com o documentário autobiográfico E agora? Lembra-me? (2013), de Joaquim. Vencedor de prêmios como o Especial do Júri no Festival de Locarno, na Suíça, e o Melhor Longa no DocLisboa, em Portugal, o filme acompanha o tratamento experimental para o HIV ao qual o cineasta se submeteu durante um ano.

Atividade Extra 15/01 – 19h
Palestra sobre os cineastas Joaquim Pinto e Nuno Leonel ministrada pelo curador Aristeu Araújo. A atividade contará com a participação de Joaquim Pinto e Nuno Leonel em vídeo exclusivo. A entrada é gratuita.

Serviço:
Mostra Lembrando Joaquim Pinto e Nuno Leonel
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Cinema 1 (Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro – Metrô e VLT: Estação Carioca)
Data: de 15 a 27 de janeiro de 2019 (terça-feira a domingo)
Horários: Consultar programação
Ingressos: R$ 6,00 (inteira) e R$ 3,00 (meia). Além dos casos previstos em lei, clientes CAIXA pagam meia
Bilheteria: terça-feira a domingo, das 13h às 20h
Duração: Consultar programação
Classificação Indicativa: Consultar programação
Capacidade: Cinema 1: 78 lugares (mais 3 para cadeirantes)
Acesso para pessoas com deficiência

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -