- Publicidade -

Encerramento do ciclo “A palavra fora do lugar”, no CCBB, debate impacto da ditadura no Brasil na obra de escritores

Publicado em:

O encerramento do ciclo “A palavra fora do lugar” acontece no dia 23 de janeiro, quarta-feira, discute o impacto da ditadura no Brasil na obra de escritores, por três diferentes perspectivas.

O acadêmico Antonio Carlos Secchin, poeta e professor, recentemente agraciado com o prêmio APCA pelo livro Percursos da Poesia Brasileira, fará uma leitura cruzada entre a poesia de Ferreira Gullar e seus livros autobiográficos.

Já o escritor e jornalista Edney Silvestre comentará aspectos da própria obra, que se debruça sobre o governo Vargas e os anos de chumbo, nas décadas de 1960-70.

Ele também dará seu depoimento, como jornalista, de entrevistas que realizou com expoentes da literatura contemporânea, como a sul-africana Nadine Gordimer, Prêmio Nobel e importante voz contra o apartheid, e[ o turco Orhan Pamuk, outro Prêmio Nobel de Literatura.

Com as mudanças políticas no cenário mundial, indicando o fortalecimento do pensamento totalitário, torna-se premente a discussão sobre efeitos da repressão sobre a arte. O encontro trata disso. Em poesia e em prosa.

O que a literatura revela sobre exílio e a perseguição a escritores, intelectuais e indivíduos que se opuseram aos regimes ditatoriais é o tema do encontro, que também investiga marcas autobiográficas na produção literária tendo como contexto a perseguição ideológica.

SERVIÇO
O encerramento do ciclo “A palavra fora do lugar” – Mediação: Clarisse Fukelman
23/1/2019, quarta-feira, às 18h30
LOCAL: CCBB, auditório 4º andar (Rua Primeiro de Março, 66 – Centro)
HORÁRIO: quartas-feiras / DURAÇÃO APROXIMADA: 90 min / CAPACIDADE: 63 pessoas (podendo estender para mais 100 via telão) / DIA: 23/1/2019. ENTRADA FRANCA
Ao final da palestra, os autores darão autógrafos na Livraria da Travessa, das 20h às 21h.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -