- Publicidade -

Festa Literária de Paraty de 2019 ganha nova curadora

Publicado em:

FLIP 2019 – comece a planejar a sua viagem desde já!

Em sua 17ª edição, a FLIP – Festa Literária de Paraty – terá um novo responsável pela curadoria da programação principal. No caso, uma nova curadora. Será Fernanda Diamant, editora da revista 451, na qual é sócia junto a Paulo Werneck, que já foi curador da festa em 2016, antes de Josélia Aguiar, que cuidou das últimas duas edições.

Em comunicado oficial, Diamant declarou: “Pretendo trabalhar o conceito de diversidade de maneira ampliada, trazendo, sobretudo, ideias divergentes, autores que ajudem a expandir o debate em sua área de atuação”. Ela disse que irá buscar novos formatos para as mesas literárias e trazer mais diversidade para o evento, convidando autores e autoras de diversos gêneros, ficção e não ficção.

O autor homenageado este ano será Euclides da Cunha, que nunca antes foi homenageado na festa. Nascido em 1896 e falecido em 1912, Euclides se tornou notável pelo seu romance “Os Sertões”. Dividido em três partes, o livro é uma cobertura jornalística do conflito entre o exército e o governo brasileiro e os movimentos sociais encabeçados por Antônio Conselheiro, que terminou no massacre que centenas de pessoas e uma vergonhosa vitória do exército. O livro comemora 117 anos de publicação em 2019.

Até o momento, há apenas um nome confirmado na programação oficial: Kristen Roupenian, autora de ‘Cat Person’, um conto que ganhou muita repercussão depois de ser publicado na revista New Yorker por narrar a história de Margot e Robert, e mostrar que a troca de mensagens via celular nem sempre corresponde a um final feliz na vida real.

A 17ª edição da FLIP acontece entre os dias 10 e 14 de julho no Centro Histórico de Paraty. Se você pensa em ir ao evento, a dica é reservar o quanto antes a sua hospedagem, pois a cidade costuma lotar durante a semana da FLIP.

Janda Montenegro
Janda Montenegro
Escritora, roteirista, mestranda em Literatura Brasileira pela UFRJ, crítica de cinema, tradutora e revisora.

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -