- Publicidade -

Festival Artesol – Festival da Cultura Imaterial no Fazer Artesanal no Museu do Meio Ambiente

Publicado em:

O Festival Artesol, que celebra a diversidade de técnicas artesanais, matérias-primas e processos criativos no Brasil, acontece no Museu do Meio Ambiente, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, até o dia 31 de janeiro. Além da exposição de peças que revelam toda a criatividade e trabalho dos artesãos, o evento tem também oficinas aos fins de semana.

Com patrocínio exclusivo da Vale, através da Lei de Incentivo à Cultura, o Festival foca na perspectiva da Cultura Imaterial do fazer artesanal nacional, representado por artesãos das cinco regiões do país.

Além da conexão do público com os artistas, o Festival Artesol promove o contato com os biomas brasileiros, que fornecem as matérias-primas para o desenvolvimento das mais diversas técnicas artesanais. Também é possível observar a influência de referências sagradas e memórias ancestrais de povos indígenas, assim como tradições de povos africanos e europeus.

O Festival reúne trabalhos de mais de 200 diferentes artistas vindos de todas as regiões do Brasil, incluindo indígenas das etnias Mehinako, Ashaninka, Juruna, Marubo e karajá. Dentre os artistas populares, destaque para as peças de Mestres Vitalino e Galdino (PE), Veio (SE), Nino (CE), Isabel (MG) e nomes reconhecidos pelo trabalho de co-criação com designers, como o caso de Espedito Seleiro com os Irmãos Campana.

“Queremos dar visibilidade a essa forma tão verdadeira de arte que é o artesanato que brota do do encontro do imaginário do artesão com a matéria e as formas da natureza ao seu redor. Com o Festival, teremos, além da exposição, uma oportunidade ímpar para o debate, a troca de experiência e de compartilhamento de histórias autênticas”, afirma Sonia Quintella, presidente da Artesol.

Exposição Criativos por Tradição

Entre as peças selecionadas pela curadoria estão telas bordadas, animais criados a partir de galhos retorcidos da caatinga, figuras humanas imaginadas pelos mestres da madeira e do barro, trançados com fibras da Amazônia, do Cerrado, da Mata Atlântica e dos Pampas, potes de cerâmica inspiradas na arte rupestre do país, gibões e sandálias de couro da cultura sertaneja. O conjunto das obras expressa a potência criativa das comunidades artesãs.

Oficinas
As oficinas vão acontecer nos fins de semana durante o período em que acontece a Exposição, permitindo um contato direto com técnicas artesanais através de atividades mediadas pelos próprios artesãos. Haverá vivências de pintura corporal indígena, trançados, bordados, renda, xilogravura, entre outras. As atividades são gratuitas e as inscrições poderão ser feitas no site http://festival.artesol.org.br/oficina/

Serviço
Festival Artesol – Festival da Cultura Imaterial no Fazer Artesanal
Data: até 31 de janeiro/2019
Horários: Segundas-feiras – das 12h às 18h
De terça a domingo – das 10h às 18h
Oficinas: fins de semana de janeiro/2019
Local: Museu do Meio Ambiente – Jardim Botânico do Rio de Janeiro (Rua Jardim Botânico 1008)
Entrada franca
Mais informações no site:http://festival.artesol.org.br

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -