- Publicidade -

O Labirinto do Fauno: a grande obra de Guilhermo Del Toro

Publicado em:

O cinema autoral é a marca de grandes diretores. Deixar sua marca, seja de estilo visual ou narrativo. O Labirinto do Fauno é o filme que melhor define o estilo de Guilhermo Del Toro, por ter os dois elementos citados. Del Toro é conhecido mais por seu estilo visual de monstros bizarros, e de histórias fantásticas. Monstros, aliás que ele adora demonstrar, como em Hellboy ou em Círculo de Fogo com seus kaijuus. Em 2018, Guilhermo ganhou não só o Oscar de Melhor Diretor, mas também como Melhor Filme pela Forma da Água, um filme romântico com monstros, que se passa durante a Guerra Fria.

No caso de O Labirinto do Fauno, temos uma protagonista, uma menina na pré-adolescência, que vive na Espanha do regime militar fascista. Sua mãe está grávida de seu padrasto, de quem ela não gosta muito, e nem ele dela. Pode soar bobo, porém Guilhermo passa com clareza a opressão de um regime militar, através de Ofélia.

Em contraponto à dura realidade, a menina descobre uma parte mágica de sua vida. Apresentada a ela por uma criado que se apresenta como Fauno. Ele por sua vez revela que Ofélia é uma princesa de um reino mágico, aprisionada no nosso mundo. Para tomar seu lugar de direito, a garota precisa cumprir algumas tarefas dadas por eles.

A fantasia e a realidade vivem em duelo. Por mais que o mundo mágico de Ofélia tenha seus perigos, o mundo em que ela vive está em Guerra Civil, e ainda ocorre o fato de que sua mãe está doente, o que criou uma das mais famosas teorias sobre este filme. Será que o Fauno e a magia realmente existem, ou são frutos da mente de uma criança que tenta fugir de sua terrível realidade? A dualidade é algo que representa muito bem a marca de Guilhermo. Não existe uma resposta concreta para isso. Aliás, ela nem é necessária. As questões de legado, sacrifício, e gentileza que o longa aborda são os pontos que interessam, presentes tanto no fantástico quanto no real. Este filme é o ponto central entre doçura e terror, o terror causado pelos homens.

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -