- Publicidade -

16° Ocupação Poética, com Neide Archanjo e convidados especiais, acontece no Teatro Cândido Mendes

Publicado em:

Em sua primeira edição de 2019, a 16ª Ocupação Poética presta homenagem à poesia de NEIDE ARCHANJO. A autora, dona de uma obra multi-premiada e muito elogiada, estreou na década de 60 e completa 55 anos dedicados à literatura.

A noite, promovida e coordenada pelo poeta Paulo Sabino, conta com as participações dos poetas Jorge Salomão e Paulo Henriques Britto, da cineasta Malu de Martino e de duas grandes amigas da poeta, a jornalista e assessora de imprensa Gilda Mattoso e a poeta e editora Thereza Rocque da Motta. Esta edição do projeto é coproduzida pelo poeta e jornalista Christovam de Chevalier, grande fã e entusiasta da obra da homenageada.

Foi Thereza, inclusive, a grande responsável pelas 2ª e 3ª edições de “As Marinhas”, livro lançado em 1984 e até hoje considerado a grande obra-prima de Neide Archanjo. “Quando lancei a editora, a Ibis Libris”, conta Thereza, “Neide me procurou para fazer a 2ª edição deste seu livro, que estava esgotado. Foi o quarto livro da minha editora, lançado em agosto de 2001. Em 2014, As Marinhas, novamente esgotado, completou 30 anos do seu lançamento e ao fazer a 3ª edição, dei-me conta de que a Neide também completava 50 anos de poesia”. Portanto, a homenagem a ser prestada neste 2019 aproveita para comemorar os 55 anos de atividade literária da poeta homenageada.

Neide Archanjo, poeta, advogada e psicóloga, nasceu em São Paulo e hoje está radicada no Rio de Janeiro. Lançou o seu primeiro livro em 1964, “Primeiros ofícios da memória”. Criou e participou de movimentos como “Poesia na Praça”, varais de poesia, leituras e espetáculos em teatros, cafés, faculdades e em festivais nacionais e internacionais de poesia e arte. Criou e implantou a Oficina Literária da Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo. Foi assessora da Biblioteca Nacional e membro do Conselho Editorial da Revista Poesia Sempre. Recebeu da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) os prêmios de poesia, em 1980, por “Escavações”, e, em 2000, por “Epifanias”. Foi indicada para o Prêmio Jabuti em 1995, por “Tudo é sempre agora”. Os poemas de “Pequeno Oratório do Poeta para o Anjo” (1997) foram gravados em CD pela cantora Maria Bethânia. Em 2005, recebeu o 2º lugar do Prêmio Jabuti de Poesia e o Prêmio de Poesia da Academia Brasileira de Letras (ABL) por “Todas as horas e antes” (poesia reunida).

Entre os homenageados, em seus cinco anos de atividades, a Ocupação Poética já recebeu os imortais Antonio Carlos Secchin, Geraldo Carneiro e Antonio Cicero, a poeta e atriz Elisa Lucinda, os poetas André Vallias, Mano Melo, Jorge Salomão, Ricardo Silvestrin, Tanussi Cardoso e Eucanaã Ferraz, entre outros, e também os compositores e poetas Martinho da Vila e Abel Silva.

Serviço:
16a Ocupação Poética – Neide Archanjo e convidados
Dia: 18/02 (segunda-feira)
Horário: 20h
Local: Teatro Cândido Mendes – Rua Joana Angélica, 63 – Ipanema
Tel infos: (21) 2523-3663
Entrada: R$ 20,00 (inteira) R$ 10,00 (meia) *Lista amiga através do evento no facebook
Classificação: 14 anos

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -