- Publicidade -

Centro Cultural Light completa 25 anos de história

Publicado em:

Em 2019 o Centro Cultural Light (CCL) completa 25 anos de história. Para celebrar esta data, o espaço realizará uma série especial de eventos que envolvem cultura, a arte e educação. Dando início às celebrações, no próximo dia 14 de fevereiro, a partir das 18h, serão inaugurados dois novos espaços para visitação gratuita. A exposição permanente “Décadas e Descobertas” e as novas vitrines culturais que estão localizadas no prédio histórico da Light.

O evento contará ainda com a apresentação do grupo “Lembrança do Quintal”, com um repertório de clássicos do choro e do samba carioca. No repertório obras de Villa-Lobos, Chiquinha Gonzaga, João Pernambuco, Silas de Oliveira, Tom Jobim, entre outros tantos que cantaram em versos a música brasileira. Além do Bistrô Pimenta Gourmet, o espaço contará com a presença dos food trucks Barit Steak, Vivenda do Pastel, Kombeer e Bolo Bolo.

Localizado no prédio histórico, sede da Light, o CCL oferece gratuitamente aos cariocas e visitantes mais de cinco mil metros quadrados de história, cultura e entretenimento. Confira os novos espaços para fazer uma visita:

“Décadas e Descobertas”: Em que tempo você está? E os seus hábitos? Eles são sustentáveis? Essas são algumas perguntas que o novo espaço do Centro Cultural faz ao seu visitante. Do passado ao futuro, a exposição permanente faz o convite para explorar e refletir temas relacionados aos avanços tecnológicos e como a chegada da energia elétrica impulsiona transformações sociais na vida das pessoas. O instigante espaço traz a reflexão sobre a evolução e o papel da energia elétrica, que no início era considerada uma inovação de ruptura e depois se transformou em elemento essencial para a sociedade.

Vitrines: As vitrines completamente reformuladas são as janelas da Light para o Rio. A proposta é fazer deste espaço um convite à população ao Museu Light da Energia, às agendas culturais, conhecer melhor sobre o projeto Comunidade Eficiente e a empresa Light como um todo. O objetivo é atrair o olhar do público que circula diariamente pela calçada da Av. Marechal Floriano, estimulando divulgar programações culturais e informações institucionais.

No projeto MÚSICA DE PRIMEIRA tem o Grupo Lembranças do Quintal, dirigido por Wagner Meirelles, que é pesquisador, violonista e cavaquinista, o grupo de choro “Lembranças do Quintal” resgata a tradição da “Arte de fronteira”, onde se desenvolveu o mais carioca dos gêneros. Seus integrantes são tarimbados e atuantes no cenário carioca; amigos que Wagner fez em rodas de choro e teatros, destaque para a homenagem que dá nome a esse grupo, “Quintal do Villa”, roda de choro tradicional realizada no quintal do Museu Villa-Lobos.

A relação com a ação cultural da Light se deu por influência de Moana Martins, gestora do programa Orquestra nas Escolas (SMERJ), uma iniciativa da prefeitura do Rio, que resgata boas práticas culturais, contribuindo para uma evolução dentro das atribuições previstas nas orientações curriculares.

Serviço:
Abertura da série de eventos especiais em comemoração aos 25 anos do Centro Cultural Light em 2019
Data: 14/2/19, sexta-feira
Horário: das 18h às 22h
Local: Centro Cultural Light
Endereço: Av. Marechal Floriano, 168, Centro do Rio de Janeiro

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -