- Publicidade -

Exposição de artistas das periferias cariocas acontece neste fim de semana no Centro

Publicado em:

O resultado de 15 projetos multilinguagem no campo da arte e tecnologia, que expressam pontos de vista originais de artistas da periferia do Rio de Janeiro, materiais utilizados, making of, instalações e performances artísticas farão parte de uma exposição nos dias 15 e 16 de fevereiro no Centro de Artes Calouste Gulbenkian, no Centro do Rio.

Entre os dias 23 de janeiro a 1 de fevereiro a cidade foi ocupada por intervenções urbanas de mais de 50 artistas durante a mostra Interferências19, do Oi Kabum! Lab — local de formação e desenvolvimento de coletivos jovens dos novos centros. Entre as criações, foram abordados diversos temas como a Chacina de Costa Barros pelo grupo 111+; a pluralidade das dores e potências do universo feminino apresentadas pelo projeto Artemisia Vulgaris; personagens conhecidos e desconhecidos ilustrados pelo olhar inventivo dos artistas de Desurbanis; sincretismo religioso carioca através da instalação translúcida Transluz e valorização de artistas negros contemporâneos em Caixa Preta.

Todos os trabalhos foram desenvolvidos no segundo semestre de 2018 no Oi Kabum! Lab, onde os artistas recebem orientação técnica para apresentarem trabalhos envolvendo design, projeção mapeada, animações, ensaios fotográficos, curtas e minidocs em vídeo, grafite, lambes, live cinema, sensores interativos, instalações, performances e shows.

Uma parceria entre o Oi Futuro e o Centro de Criação de Imagem Popular (CECIP), com apoio da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio de Janeiro,o Oi Kabum! Lab visa a formação artística de ponta de jovens das periferias cariocas e é uma das iniciativas mais ousadas de experimentações tecnológicas. Lá, os jovens são acolhidos em seu principal projeto, o Lab.IU, e essas obras refletem o período de imersão criativa em torno das múltiplas identidades dos autores em seus coletivos, e das relações peculiares que estabelecem com o cotidiano da cidade.

SERVIÇO
EXPOSIÇÃO INTERFERÊNCIAS19 – OI KABUM! LAB
Centro de Artes Calouste Gulbenkian (R. Benedito Hipólito 125, Centro). 19h às 22h.
Livre. Entrada gratuita.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -