- Publicidade -

Festival Saturnalia promove experiência da fantasia criativa reunindo arte, design, estilo e música

Publicado em:

O Festival Saturnalia reúne designers, estilistas, produtores e foliões em torno da experiência da fantasia criativa, com moda, música, desfile, exposição e festas, nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro, no antigo laboratório da Granado, fundado em 1914, na Lapa, com exposição de máscaras dos índios panamenhos, desfile de moda carnavalesca, intervenção de artes visuais, espaço para novos produtores e criadores da moda carnavalesca, bailes e apresentações musicais. Associado ao Baile do Sarongue, o Festival Saturnalia irradia o tema Metamorphoses.

O Festival Saturnalia é uma plataforma de desenvolvimento da economia criativa em torno do carnaval. O evento é itinerante e sua montagem e arquitetura são definidos por um núcleo de pesquisa que cria e fomenta atividades culturais relacionadas ao carnaval. Arte e moda carnavalesca, feira, performance e música são os pilares deste encontro festivo.

Realizado desde 2017, a partir de um grupo que buscava fantasias para Baile do Sarongue, o Festival Saturnalia reúne designers, estilistas, produtores, artistas plásticos, músicos, DJS e foliões com o desejo da construção de um imaginário criativo, despertado pela ascensão do carnaval de rua do Rio e pela reinvenção do baile de carnaval de salão.

No evento, o público é levado a interagir com criação ao vivo e indumentárias, música, exposições integrando a experiência de vivenciar e produzir o carnaval em uma dinâmica coletiva, plural e interdisciplinar.

Entre os mais de 40 expositores, está a marca de maquiagem de purpurina biodegradável Glitra, que oferece latinhas em sete cores. Feita com manteigas, ceras e óleos naturais, a purpurina se degrada no contato com o solo e a água sem deixar rastro, além de ser 100% vegana com embalagem reciclável e sem plástico. A marca reverte parte do lucro para projetos que ajudam a salvar os oceanos.

A Fécula é uma marca de acessórios e brinquedos para vestir, com caudas e orelhas de animais para humanos de todas as idades. A Pitô é a marca do designer Vinicius Almeida, que faz roupas pitorescas para corpos livres e híbridos, com acabamento manual e sofisticado. Ele também é o curador do Desfile Saturnalia 2019 – Metamorphoses Híbridas.

Osada é a primeira marca de tapa-tetas do Carnaval, com mais de cem modelos pra quem gosta de bom-humor com glamour. Pro Carnaval 2019, a Osada tem os já tradicionais tapa-tetas com tassels – pra rodar e se divertir – Osada Stars, Black Cat, Sereia, borboletas e raio.

Outros destaques são as marcas O figurino, da pernambucana Carol Azevedo, com adereços de cabeças, casquetes e acessórios, e Zooa, de João Bastos e Rafael Gomes da Costa, com headpieces jovens. Entre os estreantes, os destaques são Acid Jam (SP), de roupas psicodélicas, e Bruna Abreu, de acessórios de cabeça.

Serviço:
FESTIVAL SATURNALIA
15, 16, 17 de fevereiro
Local: Antigo Laboratório GRANADO
Rua Senado 48, Lapa, Rio de Janeiro
Ingresso: Eco Copo SATURNALIA – R$ 5,00

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -